1 de setembro de 2010

A idade do Tempo

Eu estava pensando sobre o Tempo, sobre quando o Universo lá em seu momento inicial explodiu e começou sua expansão no espaço infinito. Pergunta: o Tempo, naquele instante, iniciava também sua jornada do Zero como o Universo ou vagava pelo espaço vazio e sem forma desde antes? 
Se o Tempo antes da grande explosão já fazia sua caminhada de contagem contínua, então o Tempo é mais antigo que o Universo, mais antigo que qualquer coisa. O tempo foi e é testemunha de tudo.
É como os números Inteiros (\mathbb{Z}), podemos dizer que o Universo nasceu no Momento Zero e expande suas fronteiras por bilhões de números depois (mais precisamente 13,7 bilhões de anos), e, antes do Zero, os números negativos, conta-se a idade do Tempo; soma-se a idade do Universo aos números infinitos antes do Zero. O problema é saber este Número negativo. É simples, porém complexo ao mesmo tempo.
Se soubéssemos este número impossível de descobrir, saberíamos também o Fim do Tempo, do Universo e consequentemente o fim de Tudo. Seria possível prever o último futuro.
Saber que o Tempo existe a mais tempo que o Universo leva-nos a imaginar que antes de Tudo era um ser solitário e que ele deve estar muito feliz por dividir o espaço com o Tudo.
Longa vida ao Tempo.


8 comentários:

  1. O meu amigo, obrigado por aceitar a parceria.
    Seu banner ja esta no meu blog, espero que troquemos muitos views.. :D
    Abrazz

    ResponderExcluir
  2. Estude física antes de escrever sobre o assunto. Descobrirás que tempo é variação entre um instante e sua imediata alteração, ou seja, mudança. Antes disso, seja deus, deuses, ou big bang, antes de qualquer variação, qualquer motivo de comparação, simplesmente não há tempo.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Magno,

    Acho que o cara não quer provar nada, é só uma suposição, um pensamento. Só isso.

    ResponderExcluir
  4. Se não havia nada antes, o que explodiu então?!?

    ResponderExcluir
  5. Antes de escreve sobre algo, poderia dar uma pesquisada para não falar besteira. O tempo começou a contar no instante do big bang.. antes não havia tempo.

    ResponderExcluir
  6. O tempo, em física, se mede a partir da presença de uma partícula, qualquer uma que seja. É a mensuração do movimento desta partícula seja sobre sí mesma ou de um ponto A para o ponto B.
    Se não há movimento não há o que se mensurar. Se não há nenhuma partícula que se mova, independente da direção ou forma de movimento, não há o que possa ser medido em termos de padrão de tempo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, estudantes de física... vejam só, estão tão atrelados em suas leis que ficam cegos para um pensamento, uma filosofia.
    Por acaso o autor do artigo escreveu um artigo científico? Fictício é, mas dentro de sua filosofia de pensamento, totalmente verdadeiro também o é.
    Tem que saber física agora para pensar sobre o assunto? Como então surgiu o estudo da física, pois as Leis que vcs defendem, surgiram depóis de muitas "bobagens" (pois se assim consideram o que ele disse, também qualquer pensamento errado e anterior, mesmo que pelos mestres da física, mas incorretos hoje, são bobagens, logo seus pensadores, são desprezíveis, sendo assim suas teorias, mesmo que corretas hoje, seriam portanto, tolas?" Esta é a linha de pensamento que vcs deveriam seguir, mas claro vão se contradizer.

    E indo um pouco mais longe, o conceito de tempo não é inalterável, ou tu pode me dar 100% de certeza de que este conceito não irá se alterar nunca, não importando a expansão do conhecimento humano?

    ResponderExcluir
  8. O testo é apenas uma suposição, nada que fere leis da física. é só para pensarmos um pouquinho. Adorei o texto, vou passar para meus alunos nas aulas de Português.

    ResponderExcluir