28 de setembro de 2010

4 datas específicas em filmes de ficção científica que não saíram como previsto

Muitas vezes em filmes de ficção científica vemos algo interessante que é o retrato de um futuro com as sociedades que se formaram, as leis que foram aprovadas, ou ainda as guerras que foram travadas. São eventos que podem mudar o curso da história de forma dramática. O gênero de ficção científica existe em torno de 100 anos e agora em 2010, já vivemos por muitas das vezes certos pontos que foram considerados um futuro distante. Embora seja injusto criticar um filme de ficção científica pelas previsões incorretas - especialmente porque a maioria dos filmes do gênero são metáforas de algo maior do que a própria história. Mas é divertido ver que as previsões no que diz respeito a datas específicas, é um tanto quanto impossível, ou não de acontecer. Vamos dar uma olhada em quatro datas específicas em filmes de ficção científica que não saíram como mostrado.
Ah! De Volta Para o Futuro Parte II é só em 2015, então ainda há tempo de podemos esperar pelos hoverboards.
Por Antonio César
 29 de agosto de 1997
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final 
Quem é fã dos filmes Terminator,  certamente se lembra de Sarah Connor gritar para quem quisesse ouvir que em 29 de agosto de 1997 seria o Dia do Julgamento, ou o dia em que a Skynet lançaria um ataque nuclear, a fim de exterminar toda a humanidade. Felizmente, esta previsão não aconteceu, porém depois nos demais filmes Exterminador do Futuro, bem como a série As Crônicas de Sarah  Connor foi mostrado que o "Dia do Julgamento" não pode ser parado - apenas adiado. Então aqueles que torcem para os robôs, mantenham as esperanças.


25 de setembro de 2010
O Demolidor 
De acordo com o filme, que se passa 2032, o último assassinato cometido na cidade de Los Angeles, ocorreu em 25 de setembro de 2010. O LAPD é poderoso e eficiente e, graças ao congelamento de perigosos criminosos, literalmente, é capaz de "limpar as ruas de San Angeles". Isto é, claro, até Simon Phoenix ser descongelado e escapar da custódia. Eu não verifiquei os recentes boletins de ocorrência de Los Angeles, mas aposto seguramente que, infelizmente, assassinatos continuam.


12 de janeiro de 1997
2001: Uma Odisséia no Espaço 
Há muito na obra-prima de Stanley Kubrick, onde uma inteligência artificial tem o poder de rivalizar com o cérebro humano é mostrado que em 12 de janeiro de 1997, HAL 9000, "nascera" em Urbana, Illinois. Nesta data é capaz de não apenas realizar mais eficientemente as mesmas funções que um ser humano pode realizar, como também de experimentar emoções reais e a perspicácia. HAL 9000, pode ainda argumentar e é tão vivo como você ou eu.

Em algum ponto de 2009
Filhos da Esperança 
Eu queria desesperadamente encontrar a data específica do nascimento do bebê, que em telejornal no próprio filme mostra o ano de 2009. Aos 18 anos, o bebê Diego foi a pessoa mais jovem do mundo em 2027. Obviamente, muitos bebês nasceram depois de 2009, de modo que o futuro apocalíptico, como mostrado no filme de Cuarón não vai acontecer. Pelo menos não em breve.

10 comentários:

  1. Olá!

    Tenho uma proposta para seu blog que acredito ser relevante para você.

    Caso haja interesse, entre em contato!


    Atenciosamente,
    Cristiano
    contato@webreside.net

    ResponderExcluir
  2. Bom, 21 de outubro de 2015 vem ai! Quero meu Hoverboard e meu Nike com cadarço automático!

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é muito interessante.já copiei uma postagem dele,mas eu creditei.

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é muito interessante.já copiei uma postagem dele,mas eu creditei.

    ResponderExcluir
  5. Cara o de Los Angeles foi peso eim, quando fizer algo, faz bem feito e procura as informações todas. Fikdik

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu post, esses filmes nos fazem ao mesmo tempo viajar, como algumas das vezes temer se algo realmente vai acontecer.

    E no filme O Demolidor a cidade fictícia é de San Angeles (San Antonio + Los Angeles)

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Já corrigi.

    Mas por que não mostra o nome, cara?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir