27 de novembro de 2010

Quartos de crianças pelo mundo: Onde a criança dorme?

1 opiniões
Você sabe onde as crianças dormem? Você tem a chance de descobrir isso, porque James Mollison publicou um livro de fotos de quartos de crianças de todo o mundo. Ele espera que esse projeto possa incentivar as crianças a pensar sobre as desigualdades.
Mollison passou cinco anos fotografando crianças e adolescentes para um projeto da Fabrica, um centro de criação e pesquisa da empresa italiana Benetton. Ele diz que a inspiração para o projeto veio de sua relação com o próprio quarto durante a infância. Ele explica que, além de ser um ensaio fotográfico para adultos, as fotos também pretendem despertarm em crianças de 9 a 13 anos o interesse pela vida de pessoas de outras culturas. [BBC Brasil]


Kaya, com 4 anos, mora com os pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão. 

Jasmine ('jazzy'), 4 anos, vive em uma grande casa no Kentucky, EUA.

Casa para este menino e sua família é um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália.

Dong, de 9 anos, vive na província de Yunnan, no sudoeste da China.

Indira, 7 anos, vive com seus pais, irmão e irmã perto de Kathmandu, no Nepal.

Roathy, com 8 anos, mora nos arredores de Phnom Penh, Camboja.

Thais, 11 anos, mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um apartamento no Rio de Janeiro, Brasil. 

Nantio, 15 anos, é membro da tribo Rendille no norte do Quênia.

Douha, de 10 anos, mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron, na Margem Ocidental, um território da Cisjordânia. 

Tzvika, 9 anos, mora em um bloco de apartamentos em Beitar Illit, um assentamento israelense na Cisjordânia. 

Lamine, 12 anos, vive no Senegal.

Joey, com 11 anos, mora em Kentucky, EUA.

Ahkohxet, de 8 anos, da tribo indígena brasileira Kraho no Amazonas.

26 de novembro de 2010

Trabalho na China - fotografias de Edward Burtynsky by Seven

2 opiniões
Burtynsky sempre se interessou nas alterações que o homem fez na paisagem e na Natureza, especialmente com o desenvolvimento das indústrias. Há algo de filosófico em tudo isto. Segundo ele, as principais etapas da evolução humana são medidas pelo uso e exploração dos recursos da Terra pelo homem: a Idade da Pedra, Metal, Carvão, Petróleo, etc.


Em seu trabalho, ele tenta capturar, nos detalhes e contrastes, a dialética do ser humano, que, na busca de um ambiente mais confortável, rápido consome e destrói. Estas imagens de contradição são compreendidas pelo artista como uma metáfora para os tempos pós-modernos. Sua reportagem recente sobre a produção na China é um exemplo deste ponto de vista.


Talvez, todos nós sabíamos - ou, pelo menos, imaginávamos - que seria desta maneira. No entanto, as imagens do fotógrafo revelam não só o detalhe, mas também a extensão da realidade da produção industrial e semi-industrial na China.


Essa produção ocupa uma parte cada vez maior de mercado do mundo: 70% das decorações de Natal, 29% dos aparelhos de televisão, 75% dos brinquedos e, provavelmente, quase 100% das camisas são produzidas na China, por milhões de trabalhadores chineses.


Cada trabalhador é, de certa forma, uma engrenagem nessa máquina enorme da produção, bem oleada. Esta rede humana é espalhada por um território vasto, como um pano de fundo uniforme. Os padrões são repetidos à exaustão, de forma ordenada e doentia.


Não há exceção a essa regra nas cidades, casas, ruas, províncias. Mesmo as cores tornaram-se um padrão. As fotos de Burtynsky revelam isso, mas não são desprovidos de beleza. São reminiscências de algumas das pinturas de Pollock. E aqui, o gesto é tudo.


Tradução: Antonio César

23 de novembro de 2010

Ouviu a música, lembrou do filme

1 opiniões
Flashdance
Por Antonio César

Trilha sonora é um recurso utilizado no cinema e outra mídias para fazer a emoção de quem assiste ficar mais próxima da história. Algumas são excelentes, porém outras é impossível desvincularmos do filme da qual faz parte do soundtrack. Ouvimos a música, automaticamente lembramos do filme, como é o caso de What a feeling de Irene Cara, música principal de Flashdance, realizado por Adrian Lyne e produzido por Jerry Bruckheimer (Príncipe da Pérsia, Piratas do Caribe) foi o terceiro filme mais assistido em 1983 com uma performance perfeita da atriz Jennifer Beals.

Outra música que se confunde com o filme é Eye of the Tiger do Survivor, desde 1982 é música símbolo de ringue. Rocky Balboa em Rocky III, interpretado por Sylvester Stallone é a primeira imagem que surge em nossa cabeça quando a ouvimos. Assim como Take My Breath Away do grupo Berlin  nos faz lembrar de Tom Cruise no seu avião de caça em batalhas aéras em Top Gun, esta foi premiada com o Oscar de melhor canção em 1986 fazendo os ases indomáveis ficar na história do cinema, e da música.

Curtindo a Vida Adoidado
Ghostbusters
Rocky III

Um outro caso é o clássico definitivo da Sessão da Tarde, Curtindo A Vida Adoidado de John Hughes; tem os melhores créditos finais da história do cinema com o diretor da escola Ed Rooney (Jeffrey Jones) entrando no ônibus escolar ao som da música Oh Yeah da banda suíça Yello, esta música ainda foi tocada em pelo menos 13 filmes/séries/jogos de vídeogame. Salve Ferris Bueller que ainda nos dá uma palhinha com Twist and Shout dos Beatles num desfile agitadíssimo. Muito bom.

Um Tira da Pesada
Top Gun
Há ainda casos em que a música e o filme são uma coisa só, como a interpretação de Ray Parker Jr. com Who you gonna call? Ghostbusters! para Os Caça-fantasmas; ouviu a música, lembrou do filme! É a prefeita sincronia de mídias. Tanto o filme, como a música marcaram uma geração, então, se tem alguma coisa estranha na sua vizinhança quem você vai chamar? Caça Fantasmas!

Quando Eddie Murphy ainda era engraçado e fazia escolhas certas para atuar, eis que surge em 1984 Axel Foley, o tira de Beverly Hills. A trilha Axel F de Harold Faltermeyer se condicionou a Um Tira da Pesada de maneira perfeita e que nos faz lembrar que não se faz mais filmes policiais como antigamente, quem perde, somos nós. Murphy ainda protagonizaria mais duas vezes o tira Axel Foley.

Ghost - Do outro lado da vida de 1990 não marcou apenas pela emoção, mas também pela música tema: Unchained Melody dos The Righteous Brothers, uma canção dos anos de 1960, muito associada ao filme, esta música, em nova versão, foi indicada junto com a trilha do filme para o Oscar, mas perdeu para Dança com Lobos. Patrick Swayze e Demi Moore fazem o casal que fez muita gente chorar ao som desta combinação mágica do Cinema.

Ghost - Do outro lado da vida
Meu Primeiro Amor
No ano seguinte, um outro filme de romançe aproveitou para buscar também nos anos 60 a música My Girl dos The Temptations, mas na versão original mesmo, Howard Zieff juntou o menino astro do momento Macaulay Culkin com uma história comum, um drama forte e música de trinta anos atrás, sucesso absoluto, hoje ao ouvir My Girl nos vem imediatamente na cabeça o filme Meu Primeiro Amor.

Ainda em 1991, A Família Addams em nova versão levou um grande público aos cinemas mais pelo tema Addams Family que por qualquer outra coisa, muito aproveitada nos trailers do filme. Vic Mizzy produziu uma música do tipo que não sai da cabeça, e o melhor é que a música é gostosa de cantarolar, quem já não se pegou fazendo isso ou mesmo tentando estralar os dedos seguindo o rítimo contagiante.

Christina Ricci como Wednesday Addams
Christina Ricci como Wednesday Addams
Em 1992 Whitney Houston além de fazer a música do filme, ainda interpretou a personagem principal, a história não é lá essas coisas, mas como cantora, ela é perfeita, e I Will Always Love You ajudou a vender O Guarda-Costas mais que Kevin Costner, um dos maiores astros daquele momento. 

Titanic
O Guarda-Costas
Um dos méritos de um campeão de bilheteria com certeza é sua música, My Heart Will Go On da canadense Céline Dion mesclou-se de tal forma a Titanic que é impossível imaginar o filme sem esta música, James Cameron acertou em todos os pontos neste sucesso que só pode ser superado pelo próprio cineasta com Avatar depois de 13 anos.

Para terminar, lebramos de um musical lançado em 1984, Footloose - Ritmo Louco, em que Kevin Bacon ganhou fama por seu papel no despretensioso musical, nem imaginava que esse seria o papel que o tornaria um astro do Cinema. Sendo indicado ao Grammy a trilha do filme está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. A música Footloose interpretada pela banda Crazy Rockers recebeu ainda uma indicação ao Oscar de melhor canção original, e uma indicação ao Globo de Ouro.

Kevin Bacon e Lori Singer em Footloose
 Será que esqueci de alguma?

22 de novembro de 2010

Famosos com livros

1 opiniões
Ler deixa as pessoas mais sábias. A média de leitura pelos brasileiros é de apenas 1,8 livro por ano, muito pouco se compararmos à média da França que é de 7 livros por ano por pessoas, ou até mesmo dos nossos vizinhos, a Colômbia que é de 2,4 livros/anos, talvez seja por isso que eles têm um prêmio Nobel e nós não. Abaixo, imagens de famosos com livros para ilustrarmos um pouco essa situação.

Ernest Hemingway (Ele viveu até em Cuba)
Gabriel García Márquez (Nobel para a Colômbia)
Marilyn Monroe (Lendo Ulisses?)
Carlos Drummond de Andrade (E agora José?)
George W. Bush (Olha! Está de cabeça para baixo)
Jennifer Connely (Esta imagem é perfeita)
Milton Assumpção e Fernando Henrique Cardoso

 Alfred Hitchcock (Fonte de pesquisa?)






Se você quer conhecimento, informação, "saber das coisas", leia. Sabe quando você tem dúvida se uma palavra é escrita assim ou assado? Então, quem lê dificilmente tem essas dúvidas, pois sempre está em contato com a palavra.
  • É uma atividade básica na formação cultural da pessoa. Além disso, é uma excelente atividade de lazer. A leitura de uma narrativa bem urdida, de um conto, de uma crônica e de diversos outros gêneros literários constitui uma valiosa atividade a ser incluída em nossos momentos de lazer.
  • Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios.
A partir de agora, seja sábio ou continue fazendo parte da grande massa.

18 de novembro de 2010

Em um cinema longe de você. 50 Posters que (provavelmente) você não verá nos cinemas.

7 opiniões
Em uma sala de cinema muito, muito, ..., muito longe daqui!



Spiderman
Batman


Lanterna Verde

Mulher Maravilha

HQs e Cartoons

Animes (Evangelion e Naruto)

Games
E outros Filmes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso