31 de outubro de 2011

Países ao redor do mundo "disputam" título de bebê 7 bilhões

0 opiniões
Bebê que nasceu em Kaliningrado está entre os que "disputam" o título
Foto: Reuters
Diversos países ao redor do mundo decidiram escolher recém-nascidos para representar o bebê número 7 bilhões nesta segunda-feira.
A ONU definiu o dia 31 de outubro como a data simbólica do marco populacional. As Filipinas foram o primeiro país a celebrar, com o nascimento de Danica May Camacho, no hospital Jose Fabella, na capital Manila.
A menina acabou vindo ao mundo pouco antes do previsto - às 23h58 de domingo - mas os médicos disseram que era perto o suficiente da data para que ela fosse considerada a bebê sete bilhões.
Além de presentes e um bolo comemorativo, a bebê teria recebido uma bolsa de estudos e a família, ajuda financeira.
Índia
Na Índia, a ONG de defesa dos direitos das crianças Plan International escolheu a bebê Nargis, que nasceu às 7h25 no horário local no Estado de Uttar Pradesh, como a representante do número sete bilhões.
Filha de um fazendeiro pobre, Nargis foi escolhida com o objetivo de chamar atenção para o problema do aborto de meninas e da assimetria da proporção entre homens e mulheres no país.
Segundo a ONG, centenas de milhares de fetos de meninas são abortados na Índia a cada ano, apesar de o procedimento ser proibido e do uso de ultrassom para descobrir o sexo do bebê ser ilegal.
Rússia
Na Rússia, dois bebês nascidos em áreas remotas do país foram escolhidos como símbolos dos sete bilhões.
A televisão estatal russa mostrou imagens de comemoração após o nascimento do menino Pyotr Nikolayev, na província de Kaliningrado, que faz fronteira com a Polônia e a Lituânia.
Mas as autoridades de Kamchatka, do outro lado do país, no Oceano Pacífico, emitiram uma declaração orgulhosa dizendo que o bebê sete bilhões havia nascido na cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky.
Bebê 6 bilhões
No dia 12 de outubro de 1999, a ONU escolheu um bebê bósnio, Adnan Mevic, como o habitante da Terra de número seis bilhões.
O secretário-geral da época, Kofi Annan, foi até o hospital de Sarajevo e tirou fotos com o menino no colo.
A família Mevic luta contra a pobreza no momento, o que teria levado a ONU a não escolher nenhum bebê como símbolo oficial dos sete bilhões.
Segundo projeções das Nações Unidas, a população mundial deve chegar a oito bilhões em 2025 e a dez bilhões em 2083, mas esses números ainda podem variar dependendo de diversos fatores, como expectativa de vida, acesso a controle de natalidade e taxas de mortalidade infantil.


A ONU também usou o marco dos 7 bilhões para pedir que as pessoas reflitam sobre os diversos problemas que poderiam ser causados por um planeta superpopulado, como a falta de água, alimentos ou condições de vida decentes.

[Fonte: Terra/Mundo]

30 de outubro de 2011

O Culto a George Washington

0 opiniões
Muita gente pode não ter notado, mas os Estados Unidos estão "inundados" de imagens de todo tipo de um de seus presidentes mais admirados, George Washington. Mas ele é, sem dúvida, o pai do país e os americanos não gostam de pensar sobre como as coisas teriam sido jogadas fora sem ele. Inclusive o poder.

É por isso que nomearam com seu nome a capital da nação deles, afinal.

E colocaram-no na nota de Um Dólar:

E em seus selos:

E suas escolas:

E em uma montanha:

E um estado:

E um monumento:

E esculpido em uma estátua vestido de Zeus?
E, bom, num afresco mostrando-o como uma divindade? Pintado por alguém do Vaticano para ser exibido no topo do Capitólio?
Certo, os Estados Unidos podem ter levado a coisa toda sobre George Washington um pouco longe demais. Aqui ele está vestido como um chefe de pastelaria.
Propaganda pura

Washington trouxe a liberdade "com sua vida", esteve na carreira militar, mas a maneira como ele foi adorado por toda a história americana estende-se muito além da história de "um lenhador". Na verdade, ele é cultuado com status de personalidade para criar uma história de poder, pura propaganda. Os EUA passaram décadas rebocando o rosto e o nome de Washington em toda superfície plana que poderiam encontrar.

Por quê? Bem, por várias razões, mas principalmente porque a nova nação precisava. As 13 colônias pouco se toleravam e um perigo maior se aproximava da nova nação podendo entrar em colapso em uma nuvem de guerras civis e fumaça de canhão. Como os Estados Unidos tinham pouca história própria, e, portanto, sem heróis lendários, o apelo do público e quase adoração de Washington ajudou a criar uma figura (em grande parte mitológica) única que todas as colônias poderiam seguir.

Tenha em mente, George Washington não foi votado no escritório - não houve primárias ou debates ou anúncios de campanha ou outros candidatos. Ele basicamente apenas se declarou presidente, e a maioria das pessoas estavam muito bem com isso, pois em todo lugar que se olhava era possível encontrar um lembrete de que o homem era um deus. Até hoje ele é adorado e glorificado em salas de aula, livros didáticos, músicas infantis e ainda em cada elemento da cultura pop, comercial e cinema americanos.

Todos tinham camiseta como a dele

É claro que seus aliados políticos foram rápidos para promovê-lo, e assim todo mundo queria vender algo com a cara de Washington. Pura progaganda.

[Adaptado de Cracked.com]

28 de outubro de 2011

"Faxina" nos Ministérios

0 opiniões
Em dez meses de governo Dilma Rousseff o número de ministros afastados torna-se recorde com a saída de Orlando Silva, sexto ministro de Dilma a levar um "pé na bunda". Eleitores, lembrem-se sempre destes nomes:

7 de junho de 2011
Ex-ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci deixou o cargo após fortes pressões depois de ser divulgado que ele multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010. Foi substituído por Gleisi Hoffmann .

6 de julho de 2011
Ex-titular da pasta dos Transportes, Alfredo Nascimento caiu após denúncias sobre um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores da pasta. Foi substituído por Paulo Passos.

4 de agosto de 2011
Nelson Jobim deixou o ministério da Defesa por diferenças com o Governo. Foi substituído pelo ex-chanceler Celso Amorim.

17 de agosto de 2011
Wagner Rossi pediu demissão do ministério da Agricultura depois de uma série de suspeitas de irregularidades; entre elas suspeitas de direcionamento de licitação e pagamento de propina. Foi substituído por Mendes Ribeiro.

14 de setembro de 2011
Série de escândalos tirou Pedro Novais do ministério do Turismo. Além das denúncias envolvendo o Ministério do Turismo, como recebimento de propina para desviar dinheiro da pasta, Novais apareceu em outros escândalos envolvendo o uso indevido do dinheiro público. Foi substituído por Gastão Vieira.

26 de outubro de 2011
Orlando Silva deixou o ministério do Esporte após acusações de participar de um esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que dá verba a ONGs para incentivar jovens a praticar esportes.


A situação está delicada e se continuar neste rítimo até a Presidente pode ser substituída.

27 de outubro de 2011

População Mundial: 7 bilhões

1 opiniões
Densidade Populacional Mundial

Nunca o planeta Terra esteve tão povoado como em nossa época. Em todas as partes do mundo as pessoas aumentaram mais nos últimos 100 anos que toda a história do mundo. O site de estatísticas em tempo real Worldometers calcula que o dia 31 de outubro de 2011 a população atingirá 7 bilhões de seres humanos, mas precisamente às 12 horas (horário de Brasília) no Brasil. Se você conhece alguma criança que nascer neste dia e horário, esta pode ser a pessoa de número 7 bilhões.

Em 22 de julho de 1999 foi atingido os 6 bilhões de pessoas, ou seja, dobrou em 40 anos desde 1959 (3 bilhões) a 1999 (6 bilhões) e está crescendo cerca de uma taxa de 1,15% ao ano.

A taxa de crescimento atingiu seu pico no final dos anos 1960, quando estava em 2%. Aogra taxa de crescimento está em declínio e deverá continuar a diminuir nos próximos anos, a mudança populacional média anual é atualmente estimada em mais de 77 milhões.

acredita-se que a população mundial se estabilizará em pouco mais de 10 bilhões de pessoas após o ano de 2200.


Estimativa populacional dos últimos 12 mil anos

Na História, uma tremenda mudança ocorreu com a revolução industrial: quando em toda a história humana demorou até o ano de 1800 para a população mundial atingir 1 bilhão, o segundo bilhão foi atingido em apenas 130 anos (1930), o terceiro bilhão em menos de 30 anos (1959), o quarto bilhão em 15 anos (1974), o quinto bilhões em 13 anos (1987), o sexto bilhões em 12 anos (1999) e o sétimo bilhões em 12 anos (2011).

Durante o século 20 a população do mundo cresceu de 1.650 bi a 6.000 bilhões.

Então contagem regressiva, pois outra desta só em duas décadas.




Países mais Populosos do Mundo

1 China 1 336 718 015
2 Índia 1 189 172 906
3 Estdos Unidos 313 232 044
4 Indonésia 245 613 043
5 Brasil 192 376 496
6 Paquistão 187 342 721
7 Bangladesh 158 570 535
8 Nigéria 155 215 573
9 Rússia 138 739 892
10 Japão 126 475 664
11 México 113 724 226
12 Filipinas 101 833 938
13 Etiopia 90 873 739
14 Vietnam 90 549 390
15 Egito 82 079 636


Fontes: Worldometers, G1 e C I A

24 de outubro de 2011

Sinopense faz protesto em frente Tribunal de Justiça de Mato Grosso

0 opiniões
O produtor rural Clayton Arantes, de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), iniciou há pouco, em frente ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, uma greve de fome em protesto contra o juiz Paulo Martini, titular da 1ª Vara Cível da Comarca do município.

Arantes classificou o magistrado de "mafioso" e "vendedor de sentenças". "Como se pode apurar, Martini é um contumaz vendedor de sentenças do fórum de Sinop, como atestam várias outras denúncias. Ele é notoriamente corrupto e, inclusive, responde a processo no próprio Tribunal de Justiça, oriunda de uma denúncia do Ministério Público Estadual", afirmou.

Em duas placas, feitas em protesto pela situação e afixadas próximo ao local onde permanecerá acampado, Arantes clama "pelo fim das injustiças e corrupção no Poder Judiciário de Sinop".

Uma das placas usa a imagem de um dos "Irmãos Metralhas", personagem de história em quadrinhos que simboliza a corrupção.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Claúdio Stábile, esteve no local do protesto e afirmou que irá tomar providências para se apurar a postura do juiz.

Litígio

O protesto e a greve de fome são motivados pela transação comercial de uma propriedade de 2222 hectares, que fica entre os municípios de Sinop e Santa Carmem, que Arantes adquiriu em 1998 por R$ 450 mil.

Segundo ele, o ex-proprietário, Adão Rodrigues, entrou na Justiça para reaver 968 hectares.

"Hoje, a área sob litígio, está avaliada em 18 milhões. O fato é que a máfia comandada pelo juiz Paulo Martini entrou em um esquema e não reconhece o meu direito. Por isso, tive que partir para esse protesto radical para fazer valer meus direitos", disse.

O produtor afirmou que a propriedade recebeu investimentos nos últimos 14 anos. "Abrimos lavouras e usamos o título de propriedade para conseguir financiamentos junto a bancos e empresas, onde as matrículas da área foram hipotecadas como garantia de pagamento", explicou.

Segundo o produtor rural, a distribuição dos processos no Fórum de Sinop evidencia o "sistema de fraude liderado por Paulo Martini".

"No esquema há advogados que negociam com seus clientes causas consideradas perdidas. O vendedor de sentença oferece à parte o ganho de causa mas, para isso, terá que dividir parte do valor com o juíz e advogados", disse.

CNJ

O presidente da Ordem, Cláudio Stábile, afirmou que enviará ao Conselho Nacional de Justiça o pedido para que o juiz Paulo Martini seja afastado da Comarca de Sinop.

"A situação em Sinop está difícil, inclusive por causa da truculência do juiz no trato com os advogados. Me parece que o Tribunal de Justiça já poderia ter afastado esse juiz, mas não o fez. Então vamos cobrar uma solução de instâncias superiores", afirmou.



Fonte: Midia News

22 de outubro de 2011

As 12 damas reais de Alexia Sinclair

0 opiniões

Publicado em artes e ideias por Diana Guerra

Glamour, elegância, luxo e classicismo. A colecção The RegalTwelve de Alexia Sinclair agrupa doze das mais influentes e famosas mulheres da história num contexto contemporâneo. Veja aqui as versões de Cleopatra, Marie Antoinette e Elizabeth I entre outras criadas pela fotógrafa australiana.


© Alexia Sinclair, "Elizabeth I".

O que é que Marie Antoinette, Alexandra Romanov, Elizabeth I e Isabella de Espanha têm em comum? Todas elas foram monarcas que fizeram história e deixaram legado para os séculos posteriores. Também todas elas estão presentes na colecção fotográfica da australiana Alexia Sinclair, "The Regal Twelve", que junta 12 mulheres da realeza ocidental.
Entre as belas artes e a arte mais comercial, Sinclair é uma fotógrafa e artista digital que usa as imagens para construir uma narrativa visual com um toque sedutor e obscuro. As suas fotografias são simbólicas e retratam as monarcas milenárias com traços de contemporaneidade e noções de moda.
Sinclair lembra-nos de um dos pecados de Marie Antoinette (a rainha extravagante), a gula, e da sua exuberância em Versalhes. Transporta-nos para o mundo de sedução e perigo de Cleopatra e reúne Elizabeth I ao jogo de xadrez, onde a peça principal foi inspirada na sua personalidade e poder (rainha). Inspirada nos artistas do Renascimento, as imagens funcionam como contos históricos inovadores, gerando uma verdade dentro da aparência da recriação.

© Alexia Sinclair, "Marie Antoinette".

© Alexia Sinclair, "Alexandra Romanov".

O estilo característico de Sinclair transparece através destas doze imagens de estilo barroco. O luxo e a perfeição dão o mote a uma técnica que leva 50 a 500 layers por imagem e que pode demorar até 3 meses a ser finalizada. Versátil e inspirada pelo incomum e complexo, esta artista fotográfica viaja pelo mundo à procura de novos cenários e elementos para os seus trabalhos. Até os animais mais raros são capturados pela própria e é ela que idealiza as suas personagens, os cenários e a maquilhagem. A pós-produção é também feita pela artista que mergulha até à perfeição do mais ínfimo detalhe, criando mundos novos aos quais acrescenta as suas ilustrações feitas à mão. 


© Alexia Sinclair, "Isabella of Spain".

© Alexia Sinclair, "Catherine the Great".

© Alexia Sinclair, "Cleopatra".


© Alexia Sinclair, "Agrippina".

© Alexia Sinclair, "Bathory".

© Alexia Sinclair, "Christina of Sweden".

© Alexia Sinclair, "Eleanor of Aquitaine".

© Alexia Sinclair, "Olympias".
Tendo completado a licenciatura mestrado em Belas Artes com especialidade em Fotografia e Escultura, Sinclair já recebeu diversos prémios pelas suas colecções fotográficas, entre os quais a Melhor Fotografia no Graphis 100 2011. Sediada em Sydney, já trabalhou em Nova Iorque e as suas exposições já passaram por cidades como Seoul, Paris, Sydney, Melbourne e Auckland.

[Vi no Obvious]

11 de outubro de 2011

Transitividade

1 opiniões
Ele já não reconhecia mais seus amigos; uns desapareceram em seus casulos, outros se tornaram borboletas. É a vida em constante metamorfose.

10 de outubro de 2011

Pirulito em forma de folha de maconha gera polêmica nos EUA

0 opiniões
Doce foi considerado 'irresponsável' por ativistas antidrogas. Fabricante disse que seu objetivo é fazer campanha a favor da substância

(Foto: AP)
A assessora parlamentar Felicia Williams mostra pirulito em forma de folha de maconha em Buffalo, no estado americano de Nova York. O doce, que está à venda nas lojas do país, não é feito de marijuana, mas provocou polêmica. Políticos e ativistas antidrogas afirmaram que o Pot Pops tem influência negativa nas crianças e é 'irresponsável'. O pirulito é fabricado pela Kalan LP, de Lansdowne, na Filadélfia. Segundo seu presidente, Andrew Kalan, o objetivo é fazer campanha pela legalização da maconha.

[Vi no G1]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso