10 de dezembro de 2011

Levantando a bandeira em Iwo Jima

0 opiniões

Olhe esta imagem, leitor do Sala Zero, é uma imagem de vitória americana na Segunda Guerra Mundial. Não se pode dizer que  ela não faça você querer lutar um pouquinho numa guerra. O hasteamento da bandeira em Iwo Jima marca o fim de uma dura batalha no teatro do Pacífico. Eles transformaram em uma estátua de herois: pura propaganda.

Memorial Day sculpture Raising the Flag on Iwo Jima

Se você já leu sobre esta famosa foto, provavelmente viu todo tipo de acusações sobre sua encenação gloriosa. Isso não é necessariamente verdade. Mas são grosseiramente enganosas, e a história por trás é absolutamente ridícula.

Quando os marines tomaram o ponto mais alto da ilha (Monte Suribachi) fizeram levantar uma bandeira, e esta foto foi tirada:

Primeira Iwo Jima Flag Raising

Note que a bandeira aparece muito pequena, e o olhar do soldado é de certa forma um pouco triste. Mesmo assim, quando o Secretário da Marinha chegou à zona de guerra, ele estava tão abalado ao ver a imagem e decidiu que queria uma cópia da mesma. Mas não a foto acima. Quer dizer, uma bandeira "verdadeira", porém, havia apenas uma única. Ele queria uma batalha valorizada. Ele queria uma lembrança da batalha que ele não estivesse dentro de fato.

O Secretário consegiu substituir aquela foto, mostrando uma grande bandeira com o tamanho de um homem. 

O levantamento da bandeira que vemos na foto icônica, mas tem um pouco de outra bandeira, ou seja, o secretário roubou a verdadeira bandeira. E nunca se menciona que a bandeira não estava marcando a vitória, ou como a batalha não havia terminado, ou que metade dos homens nesta imagem (Franklin Sousley, Michael Strank e Harlon Block) estavam mortos antes da Batalha de Iwo Jima ter sido vencida, e como por Rene Gagnon, teve de lutar contra a guerra mais longa por ser "o cara" na imagem que mostra apenas um pouco de sua perna.

Friday, February 23, 1945 topo do Monte Suribachi

Ainda assim, Raising the Flag in Iwo Jima ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia, e se tornou uma das imagens mais icônicas do século XX (sem dúvida para o deleite de FDR departamento de propaganda americano). Eles trouxeram os fuzileiros sobreviventes em foto para percorrer o país e vender bônus de guerra. Fizeram um filme sobre isso, e ainda pousaram para um escultor criar um memorial.

Versão soviética

Os soviéticos ficaram impressionados que pela mesma maneira durante a Batalha de Berlim, elevaram sua bandeira também de fomra encenada. Tudo isso  nos faz pensar, o que é realmente verdeiro ou falso na História. Infelizmente não saberemos sempre.

[Adaptado de Cracked.com]

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso