Nas andanças pela Internet, para ser mais preciso no Twitter, através do @rogwa, tive acesso ao até então desconhecido MoneyLog (Aurélio Marinho Jargas) ou myMoneyLog (Ricardo Nishimura), que em suma são a mesma coisa. Um programa Open Source para controle de finanças pessoais. Todo feito em Html e Javascript e dependendo do browser que você utilizar será necessário a ajuda de um applet em java necessário para salvar o arquivo de dados nos navegadores Safari e Chrome, pois neles não há opção para salvar arquivos de uma forma “nativa”.
Para os interessados não faltam sabores, procurando pela Internet dá para encontrar aquele que lhe agradar, eu gostei muito desse desenvolvido pelo Ricardo Nishimura. E ainda é possível encontrar ferramentas que convertem extratos bancários (arquivos txt) para o formato MoneyLog.
Vale a pena conferir também o MoneyLog Experience, com um Faq que vem a ser de grande utilidade e ainda serve de incentivo ou como hobby aos entusiastas do Javascript.
Aqui você confere uma demonstração online por Nishimura: myMoneyLog
"Sua origem veio através do brilhante Aurélio Marinho Jargas que criou a pequena gema chamado MoneyLog Experience, achei a idéia excelente e seus conceitos deram o pontapé inicial para criar uma versão que fosse totalmente funcional através do navegador (a versão original apenas permite a visualização dos dados e a edição deve ser realizada por um editor de texto)." Ricardo Nishimura
Uso
Descompacte o arquivo em um diretório e abra o arquivo “mymoneylog.html” pelo seu navegador.
Para atualizar uma versão, apenas descompacte sobre a versão anterior, como não existe o arquivo de dados “data.html” na instalação, não há perigo de sobrescrever seus dados. Mas lembre-se sempre de realizar um backup.
Se não houver um arquivo anterior de “data.html” no diretório do myMoneyLog, os dados de contas e categorias serão inicializados com valores padrões.
Novas categorias e contas serão adicionadas a partir de um lançamento inserido. Assim como para removê-los, basta remover o(s) lançamento(s) associado(s) a ele(s).
Você também pode inserir múltiplas categorias (tags) em um único lançamento, basta separá-los com “; ” (ponto e vírgula + espaço). Exemplo: “mercado; moradia”.
Habilitar suporte à escrita pelo javascript
Para salvar seus lançamentos no arquivo “data.html” será necessário habilitar o suporte à escrita de arquivo pelo javascript.
No Internet Explorer é necessário habilitar o acesso pelo ActiveX
No Firefox pela caixa de diálogo “Segurança na internet”.
No Opera e Safari será necessário possuir o Java runtime instalado e liberar permissão para o applet “DataWriter”.
Dúvidas
Internet Explorer 7 mostra um aviso de erro ao abrir a página do myMoneyLog.
Causa: você pode estar utilizando um idioma não suportada pelo myMoneyLog (arquivo de tradução não encontrado).
Solução : desabilite as mensagens de erros desmarcando a opção “Sempre exibir esta mensagem quando uma página contiver erros.”
Solução : desabilite as mensagens de erros desmarcando a opção “Sempre exibir esta mensagem quando uma página contiver erros.”
Consulte também a ajuda do myMoneyLog sobre sua utilização.
Informações adicionais
Este projeto é Open Source e utiliza várias bibliotecas e arquivos disponíveis gratuitamente via internet, se necessitar usá-las, apenas siga suas respectivas licenças.
A licença adotada para os códigos específicos do myMoneyLog é a mesma do MoneyLog original, BSD License.
Você também pode acompanhar a evolução do projeto através do Google Code, onde está hospedado, e obter o código mais recente pelo repositório do subversion:
Fonte: Nishimura - myMoneyLog
0 opiniões:
Postar um comentário