1 de junho de 2008

Uma vitória da racionalidade

3 opiniões
A religião existe, isto é um fato. A grande maioria dos humanos são religiosos, mesmo que muitos não vão à igreja e acreditam em forças sobrenaturais como milagres, multiplicação de alimentos, cura de cegueiras e outras coisas do gênero.

Mas o problemas nem é acreditar ou participar destas manifestações e sim, impedir que pesquisas sejam realizadas com fins de futuramente salvar vidas. Neste mês de maio de 2008, esteve em votação no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) uma questão extremamente importante. Lá, foi palco de um acontecimento histórico na ciência brasileira que por uma diferença mínima, porém salvadora aprovou o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas, sem restrições: seis votos a favor e cinco contra.

Como entender por que religiosos alienados rejeitam este tipo de serviço, onde a evolução de benefícios à humanidade acontece? Por que ser contra algo que poderá salvar vidas? E por que aquele discuros de que a vida começa num embrião?

Se for assim, um menino de 14 anos de idade ao mandar pelo ralo seus espermatozóides, seus milhões de espermatozóides, deverá ir preso, pois o mesmo acabara de cometer um genocídio, ou, vários genocídios, sendo que algumas vezes, ele o comete mais de uma vez por dia.

Os pesquisadores são de certa forma mais inocentes que este menino, não estão "matando" os embriões, estão usando, como já foi dito, para salvar vidas.

Na Idade Média (período também chamado de "Idade das Trevas"), quando a igreja dominava o mundo, praticamente nada evoluiu no pensamento humano, foram mais de mil anos no escuro. O raciocínio esteve preso e torturado numa época marcada por uma série de considerações pré-conceituosas.

Hoje ainda se percebe esta presença negra rondando a racionalidade de ainda poucas pessoas. Esta vitória que os ministros do STF nos legou é prova de que estamos, apesar de lentos, caminhando para frente.

Opinião A Favor:
"É preciso evitar experiências de "fundo de quintal" e fornecer infra-estrutura para o trabalho dos cientistas".
Radovan Borojevic

Opinião Contra:
"Não devemos ter medo de por limites à Ciência. Devemos ter medo,sim, de uma Ciência que, sem reconhecer os limites éticos acaba pondo em risco a vida humana. Tenho certeza que ninguém quer salvar sua vida à custa de outro homem inocente".
Padre Vando Valentin

---------------------------------------------------------------------------------
O que são células-tronco? A célula-tronco, ou célula estaminal, é uma capaz de se dividir e originar uma outra célula semelhante à sua progenitora. Esse processo é chamado de diferenciação celular. Existem duas possibilidades de extração das células estaminais: elas podem ser adultas ou embrionárias. As adultas, por exemplo, são encontradas em tecidos como medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, entre outros. Já as embrionárias, como diz seu próprio nome, são encontradas no embrião humano.
Fonte: TERRA
---------------------------------------------------------------------------------

Qual sua opinião? Nossa enquete deu 84% a favor do uso.

3 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso