18 de fevereiro de 2013

A pintura e a Arte Surrealista

5 opiniões
O Surrealismo é um movimento cultural e um estilo artístico que foi fundada em 1924 por André Breton. estilo surrealismo usa imagens visuais do subconsciente para criar uma arte sem a pretensão de inteligibilidade lógica.
O movimento foi iniciado primeiramente na Europa, centrada em Paris, e atraiu muitos dos membros da comunidade Dadaísmo. Influenciado pelo trabalho psicanalítico de Freud e Jung, há semelhanças entre o movimento Surrealista e o movimento Simbolista do final do século XIX. Desenvolvido a partir das atividades do Dadaísmo durante a I Guerra Mundial. Se espalhou pelo mundo, acabando por afetar as artes visuais, literatura, cinema e música de vários países e línguas, bem como pensamento e a prática política, filosofica e teoria social. Influenciou desde artistas da pintura e da escultura à música pop e cineastas.
Alguns dos maiores artistas do século XX se envolveu com o movimento Surrealista e, o grupo incluiu Giorgio de Chirico, Man Ray, Renée de Magritte, e muitos outros. O maior artista surrealista é conhecido o mundialmente famoso Salvador Dali.

Salvador Dali (1904-1989)
Nascido em 11 de maio de 1904, Salvador Dali i Domenech se tornaria um dos mais reconhecidos artistas do mundo surrealista. Criado por seu pai advogado e uma mãe que incentivou o filho a ser artista, cresceu em Figueres, Catalunha, Espanha. Seus pais diziam que ele era a reencarnação do irmão mais velho, Salvador, morreu apenas nove meses antes nascimento de Dali.
Após a morte de sua mãe por câncer de mama em 1921, Dali mudou-se para a residência de estudantes da Escola de Belas Artes em Madrid. Ele passou vários anos estudando lá e, em seguida, pouco antes de sua formatura, ele foi expulso para declarar que ninguém do corpo docente da escola era competente o suficiente para avaliá-lo.
Em 23 de janeiro de 1989, Salvador Dali, conhecido por suas contribuições não só para o Surrealismo, como também para a moda, teatro e a fotografia, morreu de insuficiência cardíaca. Ele foi enterrado em uma cripta no Teatro Museo de Figueres, bem próximo de sua casa de infância.

Rene Magritte (1898-1967)
Tendo uma grande influência na cultura pop, pelo minimalismo e a arte conceitual, François René Magritte nasceu de origem humilde, filho mais velho de um pai alfaiate e mãe modista. Quando ele tinha apenas 14 anos, sua mãe cometeu suicídio jogando-se no rio Sambre perto de sua casa na Bélgica. Magritte testemunhou puxarem sua mãe do rio, o tecido do vestido cobria todo o rosto. Ele disse que a visão o perseguia, mas foi a inspiração por trás de uma série de obras que pintou no final dos anos 1920, incluindo seu famoso Les Amants, primeira pintura surrealista de Magritte. The Lost Jockey, foi pintado em 1926 e apresentado em sua primeira exposição em Bruxelas, em 1927. A exposição foi uma falha crítica, e Magritte deprimido mudou-se com sua esposa Georgette Berger para Paris. Foi lá que conheceu André Breton e começou sua associação com a comunidade surrealista.
A popularidade de Magritte cresceu, especialmente na arena cultural pop durante os anos 1960. Seu trabalho foi mostrado várias vezes em Nova Yorque, inclusive em uma grande retrospectiva no Metropolitan Museum of Art, em 1965.
René Magritte morreu de câncer no pâncreas em 15 de agosto de 1967. Ele está enterrado no Cemitério Schaarbeek sua casa de Bruxelas, na Bélgica.

Max Ernst (1891-1976)
Nascido no dia 2 de abril de 1891, Max Ernst em Brühl, Alemanha, uma cidade perto de Colônia. Ernst foi estudante de filosofia na Universidade de Bonn, então tomou a decisão de largar a filosofia e se concentrar na pintura. Embora ele nunca teve nenhum treinamento formal, Ernst considera a arte sua vida a tal ponto que, quando foi interrompido suas pinturas para servir no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial, ele se referiu ao dia em que entrou no serviço militar como o dia em que morreu.
Em 1942 mudou-se para Sedona, Arizona, onde escreveu o livro Beyond Painting. O livro finalmente o ajudou a conseguir o sucesso financeiro com resultado da ampla publicidade.
Em 1953, Ernst e sua esposa Tanning retornaram à França, onde ele continuou a pintar e esculpir. Morreu no dia de seu aniversário, em 1974, e foi enterrado em Paris.

Giorgio de Chirico (1888-1978)

Um dos artistas mais influentes na história do Surrealismo, Giorgio de Chirico, nasceu na Grécia, de pais italianos, em 1888. Ele foi o fundador do movimento da Arte Metafísica. Em 1906, se restringiu a Atenas e Florença para estudar arte, depois entrou para a Academia de Belas Artes de Munique, na Alemanha. Ele voltou a Milão, na Itália, em 1909, mas logo depois seguiu para Florença, onde começou a pintar sua série Metafísica Praças da Cidade.
Chirico teve uma forte influência sobre muitos dos mais proeminentes artistas do movimento surrealista, incluindo Salvador Dali, Tanguy Yves, Max Ernst e outros. Ele também influenciou outras atividades artísticas, como as do cineasta italiano Michelangelo Antonioni. Giorgio de Chirico morreu em 20 de novembro de 1978, em Roma. Ele foi sepultado na Igreja Monumental de São Francisco de Ripa, em Roma.

Jacek Yerka (1952 - )
Jacek Yerka nasceu em Toruń, Polônia, em 1952 - onde mais tarde estudou artes plásticas e desenho gráfico. De acordo com Yerka, ele foi pressionado por seus instrutores da universidade para evitar detalhes e realismo em favor da moda da época, mas não se arrependeeu, aderindo à clássica e meticulosa técnica Flamenca que ainda caracteriza o seu trabalho. Com o tempo, ao ser visto como um brilhante - embora atormentado - talento.
Yerka é graduado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Nicolau Copernico, em Toruń, com especialização em gravura. Ele começou a trabalhar em tempo integral como artista em 1980.

Marc Chagall
(1887 – 1985)
Marc Chagall foi um artista franco-russo, associado com diversos movimentos de arte e foi um dos mais bem sucedidos artistas do século XX. Ele criou uma carreira única em praticamente todos os meios artísticos, incluindo pinturas, ilustrações de livros, vitrais, cenários, cerâmicas, tapeçarias e gravuras de arte. O assombro de Chagall é exuberante, e as imagens poéticas apreciaram o recurso universal. O crítico de arte Robert Hughes se refere a ele como "o artista judeu por excelência do século XX". Morreu aos 97 anos de idade em 28 de março de 1985 em Saint-Paul, França. Em 2007, uma exposição de seu trabalho intitulado "Chagall dos Milagres", foi realizada no Il Complesso del Vittoriano, em Roma, Itália.

Rafal Olbinski (1945 - )
Rafal Olbinski nasceu na cidade de Kielce, na Polónia em 1945. Graduou-se Departamento de Arquitectura da Escola Politécnica de Varsóvia. Em 1981 emigrou para os Estados Unidos, onde logo se estabeleceu como um proeminente pintor, ilustrador e designer. Desde 1985 ele foi professor na escola de arte Visual de Nova Yorque. Em 2002 Olbinski projetou cenários para a produção da Ópera Philadelphia  de Don Giovanni.
Suas pinturas são uma excelente síntese do humor surrealista e do simbolismo, característico da escola polonesa. Ele recebeu mais de 100 prêmios por seu trabalho, incluindo o ouro e a medalha de prata da Society of Illustrators e Art Directors Club de Nova Yorque.

------------------------------------------------------------------------------------
Não deixe de ler também:
As 10 pinturas mais caras de todos os tempos.

------------------------------------------------------------------------------------

5 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso