25 de novembro de 2011

Doação de sangue: conheça o passo a passo

0 opiniões
Basta estar com a saúde em dia para seguir o processo que é fácil, rápido e seguro
por Adriane Zimerer 


Veja aqui todo o passo a passo para doar sangue
Doar sangue é uma atitude nobre e solidária. E o processo é fácil, rápido e seguro. Hoje vamos mostrar os pré-requisitos necessários para ser um doador. Veja se você atende as condições e saiba como funciona todo o processo. 

Pré-requisitos básicos
- O doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar mais do que 50 quilos
- Não pode estar grávida ou amamentando
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano
- Não pode ter tido gripe ou febre nos últimos 15 dias e não ser portador de epilepsia ou de diabetes em uso de insulina
Se estiver tudo certo para todas essas condições, basta procurar um banco de coleta de sangue mais próximo à sua casa. Eles podem ser de hospitais da rede pública ou particulares. Leve um documento com foto e não compareça em jejum. Se a doação for feita após o almoço deve ser dado um intervalo de três horas.

Triagem
No local, você passará por uma entrevista particular. Ao passar pela triagem, você será encaminhado a uma sala para a coleta do material. Todo o procedimento leva cerca de 40 minutos. Em geral, a doação traz poucos riscos ao doador. O volume coletado de sangue é de aproximadamente 450 ml, menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto. Após a coleta, o sangue passa por alguns testes a fim de garantir mais segurança para o receptor. Se você tiver dúvidas quanto ao seu estado de saúde, ligue para os hemocentros e tire suas dúvidas antes de ir ao local.
Agora que você já sabe como funciona, pense o seguinte: segundo os médicos, se cada pessoa fizesse uma doação pelo menos uma vez ano, não faltaria sangue nos bancos. E em épocas festivas, os estoques ficam vazios devido ao grande número de acidentes nas estradas. Neste período, é ainda mais importante se comprometer.

Período de intervalo entre as doações
Homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre uma e outra doação. Já as mulheres, podem doar três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre uma e outra doação.
Doar sangue não engorda nem emagrece, não afina nem engrossa o sangue, além de não implicar outras doações. A decisão é exclusiva do doador.

Alô Pró-Sangue: 0800-550300. Tire suas dúvidas de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas.

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso