18 de maio de 2013

Personagens sem nome

5 opiniões
Indiana Jones, Darth Vader, James Bond, Travis Bickle, Vito Corleone certamente são nomes de personagens inesquecíveis, mas o cinema também tem sua parcela de grandes personagens sem nome, geralmente personagens solitários e de passado misterioso, cujas motivações permanecem incógnitas para o espectador, ou simplesmente representam pessoas comuns, “recipientes” onde o público possa se projetar garantindo uma identificação maior.

Em fim, acabo de assistir ao fascinante “Drive” que conta com um desses maravilhosos personagens “sem nome” que certamente já nasceu cult, o “motorista” do título, vivido por Ryan Gosling, segue a linha misteriosa e como acabou de sair do forno, fica como menção honrosa para que outros possam ser lembrados na lista principal, outra menção fica para o Homem e a Esposa do maravilhoso Aurora de F.W. Murnau, que como o próprio subtítulo sugere, é sobre dois humanos, podendo ser qualquer casal do planeta..

TOP 5 – Personagens sem nome


5° Lugar – O GuerreiroHerói.

Jet Li no melhor papel de sua carreira encarando um homem tentando se vingar do Imperador, com uma estrutura estilo “Rashomon”, aos poucos vamos descobrindo mais sobre as motivações dos personagens e ao mesmo tempo somos brindados com imagens maravilhosas concebidas por Zhang Yimou.
 

4° Lugar – Ele e Ela – O Anticristo.

Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg vivem um casal tentando superar a culpa pela morte do filho numa trama aparentemente simples, mas recheada de simbolismos propostos pelo diretor Lars Von Trier, assim como em Aurora, podemos compartilhar de maneira intensa os dilemas do casal.

3° Lugar – O Narrador – Clube da Luta

O personagem de Edward Norton abre o filme dizendo: “- As pessoas sempre me perguntam se eu conheço Tyler Durden“, isso é suficiente a ser dito sobre ele e sobre este filme que sem dúvida, tem uma das melhores narrações em off do cinema.

2° Lugar – O Pistoleiro – Trilogia dos Dólares.

O Personagem de Clint Eastwood da obra de Leone é o arquétipo que inspirou os anti-heróis do cinema nas últimas décadas.


1° Lugar – O Vagabundo – O Garoto, Em Busca do Ouro, Luzes da Cidade, Tempos Modernos etc.

Monsieur Verdoux, Adenoid Hinkel são belos personagens criados por Charles Chaplin, mas é inquestionável que o “Vagabundo”, é não só o seu maior personagem, como também o mais famoso sem nome, como também um dos maiores ícones da história da cinema.

 [Vi no Doutor Caligari]

5 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso