24 de agosto de 2013

O sapo, o caracol e o guarda chuva

0 opiniões
De vez enquando a gente descobre umas imagens na Internet no mínimo curiosas. Essas abaixo que achei no Hypescience.com são espetaculares. Faz parecer que o mundo dos animais também é racional.

Veja estas do sapo e o guarda chuva



Fotos de sapos com guarda-chuvas improvisados e de lagartos fazendo poses de Kung Fu têm um apelo inegável, mas podem ser fruto de um trabalho pouco honesto de exploração animal: em artigo publicado no site Weibo, traduzido para o inglês pelo fotógrafo Jenn Wei, um analista (cujo nome infelizmente não descobrimos) apontou possíveis indícios de que fotos de “flagras da natureza” que fazem sucesso na internet foram forjadas. O fotógrafo Penkdik Palme diz que este sapo passou meia hora debaixo de uma folha para se abrigar da chuva, rendendo o belo conjunto de imagens acima.

Que tal uma carona com um caracol

 
Em entrevista publicada em junho pelo Daily Mail, o fotógrafo Uda Dennie contou como conseguiu captar a sequência acima: “Foi desafiador, e tive que esperar por um momento único. O mais importante é ter paciência, [pois] às vezes pode levar horas para captar o momento. Eu fiquei realmente surpreso quando vi o bebê sendo carregado pela mãe em sua concha – nunca tinha visto esse tipo de comportamento”.
A primeira coisa que chamou a atenção do analista foi o fato de que os dois caracóis na foto (“mãe e bebê”, segundo o fotógrafo) são de espécies diferentes – ambas terrestres, porém. A segunda é que “o caracol não iria ativamente cruzar um rio; seus tentáculos se retrairiam ao entrar em contato com a água. Assim, ele procuraria uma rota alternativa”, aponta. Tudo leva a crer que não se trata de um rio, mas de uma fina camada de água, fotografada de um ângulo que favoreça o reflexo e dê a impressão de profundidade.

Para que desviar se este caminho é mais rápido e confortável?


De acordo com o fotógrafo Lacy Sebastian, o caracol acima levou oito minutos para passar sobre o sapo preguiçoso.
Mais uma vez, o analista não se convenceu: “Caracóis são lentos, mas não tanto! A julgar pela foto, o caracol estava se movendo o mais rápido que podia e poderia passar sobre o sapo em 15 segundos, talvez até mesmo em 10″. Já o aparente cansaço do sapo pode ser consequência de vários minutos de manipulação por parte do fotógrafo em busca do ângulo certo.

Algumas dessas imagens são fabricadas (sapo com guarda chuva), outras são verdadeiras (as demais), porém ambas são feitas para fazermos uma reflexão de que o mundo é muito maior do que podemos conceber.

[Adaptado de Hypescience.com]

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso