18 de abril de 2010

10 lugares que você não pode deixar de visitar quando for em Brasília

9 opiniões
Este ano a capital tupiniquim fará 50 anos, para quem deseja conhecer a sede político-administratica do Brasil recomendamos aqui 10 lugares que você não pode deixar de visitar quando for em Brasília, muitos projetados por Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Por Antonio César

10 - Praça dos Três Poderes (Praça dos Três Poderes - Brasília)
Um espaço aberto entre três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). A Praça dos Três Poderes foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer.

9 - STF - Supremo Tribunal Federal (Praça dos Três Poderes - Brasília)
Sendo a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil, acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional. A principal função do Supremo Tribunal Federal é servir como guardião da Constituição Federal. Fica junto ao Eixo Monumental, entre a ala Norte da Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1957.

8 - Catedral Metropolitana de Brasília (Esplanada dos Ministérios - Brasília)
Também conhecida como Catedral de Brasília, a catedral  metropolitana da cidade de Brasília,  Foi de fato inaugurada em 31 de maio de 1970, possui vidros externos transparentes e na sua praça de acesso encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura representando os evangelistas.

7 - Ponte JK (Lago Paranoá - Brasília)
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek, liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto através do Eixo Monumental, atravessa o Lago Paranoá. sua travessia total de 1200 metros de comprimento, 24 metros de largura com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas  e pedestres  com 1,5 metros de largura e comprimento  total dos vãos de 720 metros.

6 - Torre de TV (Eixo Monumental)
A Torre de TV de Brasília foi construída em Brasília em 1967, possui com 224 metros de altura e contém o Museu das Gemas. A 75 metros de altura há um mirante panorâmico com capacidade para 150 pessoas. Na base uma tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes são duas atrações turísticas muito visitadas.

5 - Aeroporto Internacional de Brasília
O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek serve a capital do Brasil. Seu nome é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Atualmente é o terceiro aeroporto mais movimentado do país, devido ao fato de Brasília sediar o governo federal e por causa da localização central da cidade no território nacional. Foi inaugurado em 1957 com Capacidade anual para 7.400.000 passageiros.

4 - Palácio do Itamaraty (Esplanada dos Ministérios - Brasília)
O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, e os anexos foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Palácio foi inaugurado em 21 de abril de 1970. Foi a sede do Ministério das Relações Exteriores, quando dos primórdios de Brasília.

3 - Esplanada dos ministérios (Eixo Monumental - Brasília)
Foi projetada cuidadosamente englobando todos os Ministérios que fazem parte governo Federal. Um vasto gramado no qual se encontram 17 prédios de construção uniforme, abrigando os diversos Ministérios do Poder Executivo. Os edifícios da Esplanada dos Ministérios foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

2 - Memorial JK (Eixo Monumental - Lado Oeste - Praça do Cruzeiro - Brasília)
Memorial JK apresenta diversos objetos pessoais (fotos, presentes, cartas) e o próprio túmulo do idealizador da cidade. Projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.

1 - Congresso Nacional (Praça dos Três Poderes - Brasília)
O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções legislativa e fiscalizatória do Estado Brasileiro, como funções típicas. Exerce, ainda, duas outras funções atípicas: administrar e julgar. Inaugurado em 1960, foi projetado por Oscar Niemeyer.

9 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso