19 de dezembro de 2010

Faça seu próprio filme de terror

0 opiniões
A Revista Galileu em sua matéria Entenda por que gostamos de sentir medo de Rita Loiola fala sobre como os filmes de terror nos atraem tanto, apesar de serem feitos para nos assustar, nos amedrontar. Aqui, colocamos as dicas de como você pode fazer seu próprio filme de terror.

Com dicas de Zé do Caixão (diretor de Encarnação do Demônio) e Hilton Lacerda (roteirista de Medofobia)

Em uma sala escura, feita para levar a audiência a um outro plano da realidade, cercado de pessoas que compartilham os mesmos temores (o slogan do filme é “não assista sozinho”), o espectador sente-se ao mesmo tempo aterrorizado e calmo ao ver e lidar com o horror. “O filme de terror funciona como uma vacina, é como usar o mesmo veneno que está te matando em pequenas doses para te curar”, afirma Lowenstein. O que significa que vou continuar com medo, mas, pelo menos, agora entendo por que isso pode ser tão fascinante.

Ilustrações: Mauro Nakata

1- TEMAS
É importante mexer com os medos primários do ser humano: o temor de se afogar, de altura, do escuro, de ser devorado ou enterrado vivo. Use animais: ratos, cobras, escorpiões e aranhas.


2- SUSTOS
Engane seu espectador, crie pequenas armadilhas narrativas. Dê um susto num terço da fita, outro susto num segundo terço, e jogue tudo de mais chocante no final.


3- HUMOR
Quando passa o susto, dá vontade de rir. O terror em si traz um pouco de humor. É legal aproveitar isso, fazendo um terror exagerado, com coisas absurdas e personagens engraçados.


4- INÍCIO
Todo filme tem que ter um gancho nos dez primeiros minutos. Algo que atraia para dentro do filme, que faça o público querer saber o que vai acontecer.


5- SANGUE
Evite mostrar lagoas de sangue. Sangue é uma coisa tão especial que você deve reservar para determinadas cenas. Use-o até três vezes no filme, senão banaliza.


6- LOCAÇÃO
Grave naqueles dias em que o vento sopra, as árvores se mexem e há relâmpagos no ar. A melhor luz para um filme de terror é a de um dia cinzento e com garoa, resultando numa fotografia triste.


7- SEXO
Terror sem mulher não é terror. A sensualidade faz parte desses filmes. Mas hoje em dia as pessoas não gostam da mocinha muito frágil, ela tem que ter força para se defender.

8- FINAL
O final tem que ser revelador, além da capacidade de antecipação do público. E, se não estiver bem resolvido, crie um teaser, dando brecha para uma continuação. É uma boa solução para falhas no roteiro.

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso