30 de abril de 2010

Imagem do mês

0 opiniões
...

Imagem: Roosewelt Pinheiro

29 de abril de 2010

10 invenções que a ficção científica inventou

0 opiniões
Toda ficção científica tenta adivinhar o futuro - e às vezes acerta na mosca. Conheça os avanços tecnológicos antecipados por mentes férteis.
por Solon Brochado 

Viagem à Lua 
Imaginada em: 1865, no livro De La Terre à la Lune, de Júlio Verne.
Realizada em: 1968, astronautas orbitam a Lua; 1969, astronautas na Lua.
Na história bolada por Verne, 3 sujeitos se lançam à Lua em uma espaçonave disparada por um canhão de 275 metros. Quase 100 anos antes de Yuri Gagarin se tornar o primeiro homem a sair da Terra, Verne se aproximou da realidade. O francês também acertou o número de tripulantes, previu a falta de peso no espaço, as dimensões da cabine e a base de lançamento - Flórida, pela proximidade do Equador, onde a Terra gira mais rápido. Finalmente, propôs que, na volta, a nave pousasse na água. Mas errou feio na maneira de pôr a nave em órbita, certo? Nem tanto: cientistas querem criar um canhão semelhante ao do livro para lançar cargas rumo à Estação Espacial Internacional.

Porta automática

Imaginada em: 1899, no livro When the Sleeper Wakes, de H.G. Wells.
Realizada em: 1954.
No livro, um cara entra em coma em 1897 e acorda em 2100, encantado com as novidades tecnológicas. Entre elas, uma estreia na literatura: portas que se abrem quando alguém se aproxima e se fecham quando a pessoa se afasta. No mundo real, elas surgiram muito antes, na ventosa cidade de Corpus Christi, no Texas, onde portas viviam batendo e quebrando. Para sanar esse problema, um dupla de vidraceiros locais inventou um sistema de portas acionadas por um sistema sob tapetes. Patenteadas em 1954, chegaram ao mercado em 1960.

Robôs
Imaginados em: 1921, na peça Robôs Universais de Rossum, de Karel Capek.
Realizados em: 1961, linhas de produção da GM.
A peça checa é célebre por criar o termo "robô" (de robota, "trabalho forçado" em checo) para nomear homens-máquina. Já a "robótica" veio em 1941, com Isaac Asimov, que foi fundo no assunto, criando leis e prevendo conflitos éticos da convivência entre a inteligência natural e a artificial. Essas máquinas feitas à semelhança do ser humano, androides, ainda não existem. Mas, de maneira geral, considera-se que o Unimate, uma máquina criada em 1961 e utilizada na GM para lidar com placas quentes de metal, tenha sido o primeiro robô como os imaginamos hoje.

Bomba atômica
Imaginada em: 1895, no livro The Crack of Doom, de Robert Cromie.
Realizada em: 1945, primeira explosão em teste nos EUA.
Apenas dois anos depois da descoberta do elétron, o autor irlandês imaginou uma bomba capaz de libertar a energia que mantém unidos os átomos de uma molécula e que "levantaria 100 mil toneladas a quase 2 milhas de altura". A ideia de uma arma superpotente é tão clichê quanto um vilão de Austin Powers, mas o método descrito por Cromie era bastante lógico e curiosamente parecido com as bombas que seriam criadas 50 anos depois, que libertam a energia contida dentro dos próprios átomos. No entanto, a busca por uma bomba atômica foi uma evolução natural diante do avanço científico da época, especialmente diante da realidade da 2ª Guerra Mundial. Se o Projeto Manhattan envolveu cientistas responsáveis pela descoberta da física quântica, Cromie falava ainda na "energia etérea" presa nos elementos da Terra.

Satélite
Imaginado em: 1945, no artigo Extra-Terrestrial Relays, de Arthur C. Clarke.
Realizado em: 1963.
Em um artigo publicado pela revista Wireless World, em outubro de 1945, Arthur C. Clarke descreveu um conceito onde 3 estações espaciais realizariam uma órbita geoestacionária (onde um objeto parece parado no céu, em relação à Terra). Assim, seria possível enviar sinais de rádio, telefone ou televisão, por exemplo, de qualquer lugar do mundo para outro. Isso só foi possível 6 anos depois do Sputnik, quando o Symcom 2 foi lançado pela Nasa para ser usado em telefonia de longa distância. Hoje, mais de 300 satélites geoestacionários orbitam a Terra - eles ficam a 36 mil km de altura, enquanto os outros geralmente estão a algumas centenas de quilômetros. O autor de 2001 - Uma Odisseia no Espaço acabou sendo reconhecido: hoje, a órbita geoestacionária é também conhecida por órbita Clarke, bem como a pequena faixa de espaço sobre o Equador onde é possível manter tal órbita é chamada de cinturão Clarke.

Urna eletrônica

Imaginada em: 1975, no livro The Shockwave Rider, de John Brunner.
Realizada em: 1996, Brasil e EUA.
Na realidade imaginada por Brunner, as informações de todos os cidadãos estão em uma rede governamental manipulada pelos poderosos. Eis que um hacker cria um programa que disponibiliza todas as informações secretas do governo para quem quiser acessá-las. O último ato do programa é criar um plebiscito nacional, com votos através dos telefones, em que a população deve decidir se o sistema será mantido - o final a gente não conta. O curioso é que a votação é criada por um hacker, enquanto na vida real eles são justamente os caras mais temidos desde que as máquinas de votação direta surgiram na década de 1990.

Home Theater

Imaginado em: 1953, no livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
Realizado em: anos 90.
Em sua obra mais popular, Bradbury imagina os EUA dos anos 90 como uma sociedade hedonista e anti-intelectual, onde os livros estão proibidos e são queimados se descobertos por bombeiros. Nesse mundo, todo trabalhador sonha em comprar sua "televisão de parede", uma sala com projeções 3D e um sistema de som multicanal, onde as pessoas se sentem imersas na transmissão de espetáculos musicais ou competições que testam seu conhecimento sobre cultura popular, e onde os atores de suas séries preferidas são chamados de família. Hoje, essa descrição parece apenas um pequeno exagero - inclusive, alguns diriam, no que trata da qualidade da programação e da relação das pessoas com personagens fictícios. Porém, quando Fahrenheit foi lançado, em 1953, a televisão colorida havia sido lançada nos EUA fazia apenas 3 anos e ainda era extremamente cara. Tecnologias como o laserdisc e sistemas de som multicanal, que iriam tornar possível os home theaters, só surgiram na década de 1980.

iPad
Imaginado em: 1966, série Jornada nas Estrelas.
Realizado em: 2010, pela Apple.
Os tablets podem ser vistos em vários filmes e séries de ficção científica, geralmente na mão de engenheiros ou cientistas. A antiga aparição dessa engenhoca é na série original de Jornada nas Estrelas, de 1966. No livro 2001, escrito por Arthur C. Clarke em 1968, baseado no script que escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem. Protótipos de tablets existem desde a década de 1990, mas o mundo certamente vai relacionar seu surgimento com o lançamento do iPad, da Apple, em fevereiro deste ano.

Internet
Imaginada em: 1984, no livro Neuromancer, de William Gibson.
Realizada em: anos 90
O "ciberespaço" descrito em Neuromancer lembra mais o mundo do filme Matrix - as pessoas se conectam fisicamente à rede de computadores, numa imersão completa - ser pego hackeando bancos de dados do governo e de empresas pode resultar em dor ou mesmo morte. Mas a visão de uma rede mundial de computadores e bancos de dados conectados entre si, à disposição de qualquer pessoa, era absolutamente inovadora em uma época onde computadores pessoais ainda eram um luxo. Ainda que o livro de Gibson não estivesse na cabeça de Tim-Berners Lee em 1989, quando este propôs a criação do serviço de hipertextos que viria a se tornar a web, a importância da obra na maneira como ela se desenvolveu é unânime. Quando a web começou a surgir, no início da década de 1990, as interações e oportunidades possibilitadas pelo "ciberespaço" de Gibson passaram a ser não só uma incrível previsão mas um objetivo a ser alcançado, servindo como plano de desenvolvimento para a tecnologia.

Colchão D`água

Imaginado em: 1961, no livro Stranger in a Strange Land, de Robert Heinlein.
Realizado em: 1968.
Em 1968, quando o estudante de design Charles Hall tentou patentear um colchão preenchido com água - já havia tentado versões com maisena e gelatina -, enfrentou problemas. Motivo: a tal "cama d’água" já havia sido descrita em um livro de Robert Heinlein, em que um garoto nascido e criado em Marte usa uma "cama hidráulica" para se adaptar à pressão atmosférica e à gravidade terrestres. O inventor teve a patente negada por causa da ficção. 

20 de abril de 2010

10 memoráveis psicopatas do Cinema

5 opiniões
Cada psicopata nesta lista, de uma forma ou de outra, está muito longe daquilo que a sociedade considera normal. Seu comportamento imoral e falta de empatia ajudaram a enraizar esses maníacos nas mentes dos espectadores. Uns são assustadores, alguns engraçadas, e outros são ambos. Aqui estão 10 memoráveis de psicopatas do Cinema.
Por Antonio César

10. Alex Forrest – Atração Fatal 
Alex Forrest tem um breve romance com um homem casado e logo se torna obcecada com ele. Não há nada pior do que uma mulher sufocante. Alex, no entanto, é muito, muito pior do que isso. Certas psicopatas femininas são mais assustadoras que qualquer maníaco do sexo masculino com uma arma. Basta perguntar a John Bobbit.

9. Alex – Laranja Mecânica 
O narrador ultra violento de Laranja Mecânica de Kubrick, é um psicótica ao seu modo. Após os assassinatos, estupros e beber o leite misturado com Droogies, uma droga, Alex está finalmente preso e, posteriormente, submetido a experiências destinadas a eliminar a sua natureza violenta. Experiências de condicionamento – ou algo assim – deveria funcionar, mas depois de Alex tentar suicídio, o processo inverte, voltando a ser o velho sanguinário de sempre.

8. Mr. Blonde – Cães de Aluguel 
“Vai latir o dia todo, cãozinho, ou vai morder de vez?”Cara durão este Mr. Blonde, não tem nenhum problema  em roubar comida de civis inocentes, mas um pouco de informação não é suficiente para saber como ele trata um dos rapazes de azul. Assim como Norman Bates é amplamente associado a chuveiros, Mr. Blonde estará para sempre ligada música “Stuck in the Middle” de Stealers Wheel. É impossível - se você viu Cães de Aluguel - ouvir essa canção, e não pensar numa navalha cortando seu ouvido.

7. Anton Chigurh – Onde os fracos não têm vez 
Claro, Anton tem um código estruturado para fazer sua vida. O código de Anton não é exatamente uma integração harmoniosa na sociedade normal. Com seu corte de cabelo de menino holandês e uma “moeda Harvey Dent” dá uma sacudidela no destino. Javier Bardem ganhou um Oscar por seu desempenho como o atemorizante Anton, transmitindo o medo e a tensão cada vez que surge na tela. Onde os fracos não têm vez atribui um caráter deformado e intrigante de Anton.

6. Norman Bates – Psicose 
Talvez seja o que mais se associa ao termo "psicopata", Não há dúvida sobre a insanidade de Norman Bates neste clássico de Hitchcock. O cara mantém o cadáver da mãe como uma lembrança e a fantasia vestir suas roupas quando está cortando uma de suas vítimas. Desafio você a assistir este filme e, em seguida, tomar seu banho confortavelmente.

5. Hannibal Lecter – O Silêncio dos Inocentes 
O infame Dr. Lecter é um gênio com gosto por carne e cérebro, uma espécie de paradoxo enervante que ajuda a lhe consolidar na mente de quem cruza seu caminho. Ser um serial killer psicótico é suficiente, mas Lecter tem em seu currículo, o canibalismo, o que eleva a teia de psicopatas em qualquer lugar. Sua primeira aparição nos cinemas foi em O Silêncio dos Inocentes.

4. Patrick Bateman – Psicopata Americano 
Patrick Bateman é um psicopata elitista. Com boa aparência, riqueza e um notável senso de estilo o personificam muito bem aos yuppies de Wall Street dos anos 1980. A ironia é que Pat Bateman, apesar de ser um assassino psicopata, está mais em contato com a emoção e a realidade do que a superficialidade e materialidade. Perguntamos se Bateman realmente mata as pessoas ou se é tudo coisa de sua cabeça. De qualquer forma ao olhar para ele, o sentimos como um cachorro doente.

3. Max Cady – Cabo do Medo 
Max Cady de alguma forma acredita que "ela estava pedindo por isso", a defesa é adequada para contrariar as acusações de estupro. Em Cabo do Medo de Scorsese, Robert DeNiro retrata o estuprador psicopata, um trabalho que ele fez tão bem que lhe rendeu uma indicação de Melhor Ator.

2. John Doe – Se7en 
O plano de John Doe para levar cada um dos sete pecados capitais contra o pecador é brilhante, porém vindo a ser concretizado somente por causa da ira do detetive David Mills. Doe acredita que ele está em uma missão de Deus, tornando-o o pior tipo de louco. Mas será que John Doe sabe que é louco?

1. The Joker – O Cavaleiro das Trevas 
O Coringa, uma auto-descrição "agente do caos", é sobre até onde um psicopata pode chegar. Ele não se preocupa sobre com seu olhar, ritualisticamente faz manchas de maquiagem em seu rosto desfigurado, e aprecia qualquer regime que desfaz a ordem. O Coringa de Nicholson era um palhaço, mas O Coringa de Ledger é assustador, terrorista imprevisível. Ele abandona todas as normas da sociedade, juntando seu comportamento violento e intrometido faz dele um dos psicopatas mais memoráveis do Cinema.

18 de abril de 2010

10 lugares que você não pode deixar de visitar quando for em Brasília

9 opiniões
Este ano a capital tupiniquim fará 50 anos, para quem deseja conhecer a sede político-administratica do Brasil recomendamos aqui 10 lugares que você não pode deixar de visitar quando for em Brasília, muitos projetados por Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Por Antonio César

10 - Praça dos Três Poderes (Praça dos Três Poderes - Brasília)
Um espaço aberto entre três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). A Praça dos Três Poderes foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer.

9 - STF - Supremo Tribunal Federal (Praça dos Três Poderes - Brasília)
Sendo a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil, acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional. A principal função do Supremo Tribunal Federal é servir como guardião da Constituição Federal. Fica junto ao Eixo Monumental, entre a ala Norte da Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1957.

8 - Catedral Metropolitana de Brasília (Esplanada dos Ministérios - Brasília)
Também conhecida como Catedral de Brasília, a catedral  metropolitana da cidade de Brasília,  Foi de fato inaugurada em 31 de maio de 1970, possui vidros externos transparentes e na sua praça de acesso encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura representando os evangelistas.

7 - Ponte JK (Lago Paranoá - Brasília)
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek, liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto através do Eixo Monumental, atravessa o Lago Paranoá. sua travessia total de 1200 metros de comprimento, 24 metros de largura com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas  e pedestres  com 1,5 metros de largura e comprimento  total dos vãos de 720 metros.

6 - Torre de TV (Eixo Monumental)
A Torre de TV de Brasília foi construída em Brasília em 1967, possui com 224 metros de altura e contém o Museu das Gemas. A 75 metros de altura há um mirante panorâmico com capacidade para 150 pessoas. Na base uma tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes são duas atrações turísticas muito visitadas.

5 - Aeroporto Internacional de Brasília
O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek serve a capital do Brasil. Seu nome é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Atualmente é o terceiro aeroporto mais movimentado do país, devido ao fato de Brasília sediar o governo federal e por causa da localização central da cidade no território nacional. Foi inaugurado em 1957 com Capacidade anual para 7.400.000 passageiros.

4 - Palácio do Itamaraty (Esplanada dos Ministérios - Brasília)
O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, e os anexos foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Palácio foi inaugurado em 21 de abril de 1970. Foi a sede do Ministério das Relações Exteriores, quando dos primórdios de Brasília.

3 - Esplanada dos ministérios (Eixo Monumental - Brasília)
Foi projetada cuidadosamente englobando todos os Ministérios que fazem parte governo Federal. Um vasto gramado no qual se encontram 17 prédios de construção uniforme, abrigando os diversos Ministérios do Poder Executivo. Os edifícios da Esplanada dos Ministérios foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

2 - Memorial JK (Eixo Monumental - Lado Oeste - Praça do Cruzeiro - Brasília)
Memorial JK apresenta diversos objetos pessoais (fotos, presentes, cartas) e o próprio túmulo do idealizador da cidade. Projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.

1 - Congresso Nacional (Praça dos Três Poderes - Brasília)
O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções legislativa e fiscalizatória do Estado Brasileiro, como funções típicas. Exerce, ainda, duas outras funções atípicas: administrar e julgar. Inaugurado em 1960, foi projetado por Oscar Niemeyer.

13 de abril de 2010

10 personagens inesquecíveis do cinema

20 opiniões
Têm personagens que ficam na memória, pois nos cativam independentemente se são bons ou maus, feios ou bonitos, seja na forma em que expõem seus pensamentos, seja na maneira de agir em determinado momento, o modo como foram interpretados, ainda mais quando são de um filme bem escrito, bem elaborado, tudo isso os marca para sempre na galeria dos grandes. Sei que a lista pode não agradar a todos, e com certeza faltam muito excelentes persongens, mas é uma lista cuidadosa e sem intensão de ser definitiva.
Por Antonio César

10 — Anton Chigurh
Intérprete: Javier Bardem
Filme: Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men, 2007)
Uma frase: Escolha, amigo.
Ótima frase para se dizer quando se tem uma moeda, uma arma e a intensão de matar alguém.


9 — Agente Smith
Intérprete: Hugo Weaving
Filmes: Trilogia Matrix (The Matrix 1-3, 1999/2003/2003)
Uma frase: Os seres humanos são como vírus, eles se alojam em um determinado local, sugam todos os recursos disponíveis e depois vão embora, deixando apenas a destruição.
Este sim, segue seus princípios até o fim, tanto na realidade real, quando na realidade virtual.

8— Randal Graves
Intérprete: Jeff Anderson
Filme: O Balconista (Clerks, 1994)
Uma frase: Este trabalho seria ótimo se não fossem os malditos clientes.
Um cara totalmente underground, deveria existir mais pessoas como ele em nosso caminho diário nessa vida que às vezes parece sem rumo.


7 — Amélie Poulain
Intérprete: Audrey Tautou
Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, 2001)
Uma frase: Eu gosto de olhar para as coisas que mais ninguém vê.
Poucos entendem os detalhes da vida como ela.

6 — Marty McFly
Intérprete: Michael J. Fox
Filmes: Trilogia De Volta para o Futuro (Back to the Future 1-3, 1985/1989/1990)
Uma frase: Silêncio, terráqueo! Meu nome é Darth Vader e eu sou um extraterrestre do planeta Vulcano!
Um personagem que te envolve na história do início ao fim é para poucos, ainda mais em três filmes. Não se fazem mais personagens como antigamente.

5 — Ash
Intérprete: Bruce Campbell
Filmes: A Morte do Demônio (The Evil Dead, EUA, 1981) / Uma Noite Alucinante (Evil Dead II, EUA, 1987) / Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness, 1992)
Uma frase: Era só papo pra te levar pra cama!
Nada como um ótimo humor mesmo quando é perseguido por demônios, é obrigado a cortar a própria mão e ainda é jogado num tempo que não é seu. Ash é o cara.


4 — Ferris Bueller
Intérprete: Mathew Broderick
Filme: Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986)
Uma frase: A vida é muita rápida. Se, de vez em quando, não parar para aproveitar, vai acabar não vivendo.
Matar aula e com estilo e ainda aprender sobre a vida e ainda aprender a se divertir de verdade, só com ele. Salve Ferris Bueller.

3 — Gollum
Intérprete: Andy Serkis
Filmes: Trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings trilogy, 2001/2002/2003)
Uma frase: Meu precioso, meu precioso! O, meu precioso!
Amor incondicional a algo, mesmo que seja um simples Anel. Ah! Dupla personalidade, inesquecível.

2 — O Coringa
Intérprete: Heath Ledger
Filme: Batman-O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)
Uma frase: Como eu sempre digo: Nunca se sabe do que é feito um homem até arrancar toda a carne de seus ossos. Um pedaço de cada vez...
Nunca mais terá outro que fará de forma tão perfeita este personagem de cabelos verdes.

1 — Tyler Durden
Intérprete: Brad Pitt
Filme: Clube da Luta (Fight Club, 1999)
Uma frase: Dane-se a condenação, cara! Dane-se a redenção! Nós somos os filhos indesejados de Deus? Então que seja!
Quase ninguém percebe a mediocridade da vida que nos atinge todos os dias, ele se desdobrou em dois. Então levante sua bunda desta cadeira e pare de perder tempo, faça algo da vida.

11 de abril de 2010

10 melhores bandas Punk de todos os tempos e mais um pouco sobre o movimento Punk

52 opiniões
O Punk veio ao mundo na Inglaterra na década de 70, apesar de ter algumas bandas que faziam algo parecido nos anos 60, mas digamos que foi "formalizado" nos anos 70 e também conta com raízes nos Estados Unidos. Sua simplicidade era tanta que seus acordes não passavam de três ou quatro notas e um som caracterizado pela rapidez e agressividade tanto aos ouvidos quanto as ideias.

O Antagônico Punk

Se me permitem fazer uma analogia, acho que o Punk está para o mundo real assim como o Metal está para o mundo etéreo. Daí dá para ter uma ideia do porquê de metaleiros e punks trocaram tantas alfinetadas.
Enquanto o Heavy Metal da época contava com popstars de peso tipo Led Zeppelin, Black Sabbath, Pink Floyd e mais alguns, que tinham suas músicas com arranjos muito bem trabalhados e letras introspectivas ou sem relação com a realidade, por vezes se tratar do individualismo, sentimentos, fantástico ou fábulas, sem dizer que o show não tem o mesmo tipo de contato com o público em relação ao Punk. O Punk veio com um grito dos que não viam um futuro, garotos pobres, desempregados ou alguém revoltado com o sistema. Sua música tange a assuntos sobre as condições enfrentados pelos seus adeptos, críticas a educação, política desemprego, falta de perspectiva daí vem toda a agressividade do Punk e algumas de suas características ideias anarquistas, niilistas e revolucionárias.

O CBGB, casa Punk!?

O CBGB ou CBGB & OMFUG (Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers) localizado no bairro de Manhattan, em Nova Yorque, nada mais era que uma casa noturna onde bandas novas se apresentavam, foi considerado o berço da música punk. Foi ali que muitas bandas se apresentavam e as portas de gravadoras se abriam.
O que era para ser um patrimônio do mundo da música, não existe mais. O CBGB fechou e atualmente é uma loja de roupas.

O Mercado Punk

Com toda essa revolução musical acontecendo é claro que a industria da música não ficaria parada vendo toda a criatividade dos garotos do subúrbio sem lucrar com isso, foi então que uma certa banda afrontou a monarquia inglesa, surgia Sex Pistols, uma banda criada pera a moda do momento e que contou com um dos personagens mais conhecidos do mundo Punk, Sid Vcious (John Simon Ritchie-Beverly) que todos sabem teve um fim trágico com sua namorada Nancy, uma drogada que tentava a vida como prostituta.
Bandas como Television, Richard Hell, Johnny Thunders & The Heartbreakers, The Ramones, Blondie, Elvis Costello, The Dead Boys e The Misfits que passaram pelo CBGB ganhavam fama pelo mundo.
Sugiram os fanzines punks como a Sniffing Glue (Cheirando Cola) e o lema DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo) como uma resposta ao que acontecia com o Punk sendo comercializado e fugindo a sua própria origem e sendo ofuscadas pelos hits da discoteca que surgia. O filme "Os Embalos de Sábado a Noite" foi tido com um marco da queda Punk. Destaque para a banda CRASS em relação ao lema DIY e mostou um Punk politizado e anarquista e foi tomado como um perigo pelo governo inglês.

O Novo Punk

Nos anos 80 surgiu o Hardcore, uma vertente do Punk. Veio como uma resposta ao grito "Punk´s not dead!" (Punk não está morto!) do final de 78. Contava com bandas ainda mais politizadas. Vale ressaltar um episódio da época com a banda The Exploited, de atitudes fascistas onde o vocalista Wattie dizia que "odiava negros, filipinos, latinos e marroquinos". Em um show na fronteira com o México e com abertura da banda mexicana Solucción Mortal, que foi visitá-los no camarim. O Exploited espancou o vocalista e outro integrante e os obrigaram a comer merda no banheiro. Contudo, a reação real punk surgiu! Durante o show, os punks latinos subiram ao palco, destruíram a aparelhagem, espancaram o Exploited e o seu empresário. Gritavam: "el fascismo no passará!". 
Nos USA, Dead Kennedys foi uma das bandas que mais marcaram época. Com letras críticas e ácidas ao governo, à polícia e a forma americana de viver e explorar, levou um processo judicial por causa de uma capa de disco. Além disso, criaram um "hino" chamado "Nazi Punks, fuck off!", uma música contra o Exploited, seus inimigos declarados. Depois do término da DK, o vocal Jello Biafra montou o selo Alternative Tentacles, fez uns discos de poesias e discursos antifascistas gravados em palestras nas universidades para arrecadar fundos pro processo. Ainda montou a banda LARD.
Nos anos 90 o Hardcore foi alvo da industria musical que visava mais lucros com o gênero. No Brasil muitas bandas Punks apareceram em cena. Não cito nomes das bandas brasileiras, pois as mais conhecidas por aqui são justamente aquelas que caíram no gosto popular pela manipulação da industria musical e mídias de alienação, uma coisa que foge totalmente a premissa Punk.
Vale dar espaço ao movimento anarcopunk, que surgiu para incentivar mais o movimento Punk. Preocupados com a conscientização, contra a homofobia (discriminação homossexual), xenofobia (discriminação a outros lugares, regiões, países), o armamento militar e policial, à violência urbana, a alienação da TV e da mídia, o racismo, a política profissional, a educação alienante, o capitalismo e a fama.

Fonte: Grito Punk

As 10 Melhores Bandas Punks de Todos os Tempos

10 - The Damned














9 - The Misfits















 
8 - The Adicts
















7 - CRASS














Site Oficial - Não tem

6 - L7






















5 - Dead Kennedys
















4 - Iggy Pop





















3 - The Clash 

















2 - Sex Pistols























1 - Ramones















Site Oficial - Não tem. 

Sei que faltou muitas bandas nessa lista. E sinceramente, ao terminá-la penso, não importa em nada isso, Punk é movimento.




À Punk mais adorável, Fernanda Pedraza Martins.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso