10 de setembro de 2011

11 de Setembro - 10 anos

0 opiniões
O World Trade Center em chamas com a Estátua da Liberdade em primeiro plano
Hoje, 11 de Setembro de 2011, faz 10 anos de um acontecimento histórico e triste. Em 11 de Setembro de 2001 houve uma uma combinação de ataques terroristas nos EUA. Foram uma série de quatro atentados suicidas coordenados pela Al-Qaeda numa terça-feira, 11 de setembro de 2001. Naquela manhã, 19 terroristas da al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros, os quais os sequestradores intencionalmente "jogaram" contra as Torres Gêmeas do World Trade Center na cidade de Nova Yorque, matando todos a bordo e milhares daqueles que trabalham nos edifícios.

Mapa mostrando os ataques ao World Trade Center (os aviões não estão em escala)
Al-Qaeda
As origens da al-Qaeda pode ser rastreada até 1979, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão. Logo depois, Osama bin Laden viajou ao Afeganistão e ajudou a organizar árabes para resistir aos soviéticos. Sob a orientação de Ayman al-Zawahiri, Bin Laden tornou-se mais radical. Em 1996, bin Laden lançou sua primeira operação, apelando aos soldados americanos a deixarem a Arábia Saudita.

O voo 175 da United Airlines se choca contra a torre sul.
Numa segunda operação, em 1998, bin Laden delineia suas objeções à política externa americana em relação a Israel, bem como a contínua presença de tropas americanas na Arábia Saudita após a Guerra do Golfo. Bin Laden usou textos islâmicos para exortar os muçulmanos a ação violenta contra os militares americanos e cidadãos até que as queixas apresentadas foram invertidas, observando que "ao longo da história islâmica sempre concordou-se unanimemente que a jihad é um dever individual se o inimigo destrói os países muçulmanos".

Osama bin Laden
A mente por trás dos ataques
Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden (10 de março de 1957 - 2 de maio de 2011) foi o fundador da al-Qaeda, a organização responsável pelo infeliz 11 de Setembro nos Estados Unidos e vários outros ataques em massa de vítimas civis e militares. Ele era um membro da rica família bin Laden da Arábia.

Os restos mortais das torres do World Trade Center, dias após os ataques.
Motivos
A declaração de Osama bin Laden era de uma guerra santa contra os Estados Unidos, assinada por bin Laden e outros chamavam para a matança de civis americanos desde 1998. É vista pelos investigadores como evidência de sua motivação para cometer tais atos.


Vista do World Trade Center logo após ambas as torres caírem
Em vários pronunciamentos antes e depois dos ataques, a Al Qaeda explicitamente citou três motivos: a presença de tropas dos EUA na Arábia Saudita, o apoio dos EUA a Israel, e as sanções contra o Iraque. Após os ataques, Bin Laden e al-Zawahiri, o segundo na liderança, lançaram fitas de vídeo adicionais e fitas de áudio, algumas das quais repetidas as razões para os ataques. Duas publicações de bin Laden foram particularmente importantes, "Carta para a América" de 2002, e uma fita de vídeo em 2004.

Ilustração de cada um dos colapsos
 Fonte: Wikipédia

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso