22 de setembro de 2011

A cabeça de Che

0 opiniões

Este é o rosto que lançou mais de um milhão de camisetas no mundo.

Há um fotógrafo chamado Alberto Korda, e confie, você já viu o seu trabalho. Nascido na cidade Havana, Cuba, Alberto descobriu sua verdadeira vocação na vida quando usava a câmera de seu pai para tirar fotos do que podemos imaginar, foi uma namorada.

Ao perceber que a fotografia lhe ofereceu infinitas oportunidades, Alberto logo se estabeleceu-se como o fotógrafo da moda de Cuba. "Meu objetivo principal era atender as mulheres", confessou mais tarde. Casou-se com a modelo de moda cubana Natalia "Norka" Menendez por causa desse trabalho.


Alberto Korda

Em 5 de março de 1960, Alberto se viu em uma situação rara, durante uma cerimônia em Havana. Em pé na frente dele estava o revolucionário argentino Che Guevara, com um olhar de "implacabilidade absoluta" em seu rosto. A fotografia de Alberto dessa implacabilidade continua sendo uma das imagens mais icônicas do século XX.


A fotografia original

A mais pura propaganda:

Alberto Korda também fazia bicos como fotógrafo oficial de Fidel Castro, e sua famosa foto de Che Guevara tem, essencialmente, entrado para a história como o equivalente marxista do crucifixo.

A imagem é facilmente duplicada, imediatamente reconhecível e tem sido elogiada, muitas vezes, como "a fotografia mais famosa do mundo", devido à sua acessibilidade emocional a qualquer pessoa que já tenha sido "chateada" com alguma coisa.

Como a imagem é onipresente nos dias de hoje? Confira em qualquer loja do mundo é possível achar esta mercadoria com a cabeça de Che impressa.


Viva La Revolucion!

"É preciso endurecer sem perder a ternura jamais."

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso