30 de outubro de 2011

O Culto a George Washington

0 opiniões
Muita gente pode não ter notado, mas os Estados Unidos estão "inundados" de imagens de todo tipo de um de seus presidentes mais admirados, George Washington. Mas ele é, sem dúvida, o pai do país e os americanos não gostam de pensar sobre como as coisas teriam sido jogadas fora sem ele. Inclusive o poder.

É por isso que nomearam com seu nome a capital da nação deles, afinal.

E colocaram-no na nota de Um Dólar:

E em seus selos:

E suas escolas:

E em uma montanha:

E um estado:

E um monumento:

E esculpido em uma estátua vestido de Zeus?
E, bom, num afresco mostrando-o como uma divindade? Pintado por alguém do Vaticano para ser exibido no topo do Capitólio?
Certo, os Estados Unidos podem ter levado a coisa toda sobre George Washington um pouco longe demais. Aqui ele está vestido como um chefe de pastelaria.
Propaganda pura

Washington trouxe a liberdade "com sua vida", esteve na carreira militar, mas a maneira como ele foi adorado por toda a história americana estende-se muito além da história de "um lenhador". Na verdade, ele é cultuado com status de personalidade para criar uma história de poder, pura propaganda. Os EUA passaram décadas rebocando o rosto e o nome de Washington em toda superfície plana que poderiam encontrar.

Por quê? Bem, por várias razões, mas principalmente porque a nova nação precisava. As 13 colônias pouco se toleravam e um perigo maior se aproximava da nova nação podendo entrar em colapso em uma nuvem de guerras civis e fumaça de canhão. Como os Estados Unidos tinham pouca história própria, e, portanto, sem heróis lendários, o apelo do público e quase adoração de Washington ajudou a criar uma figura (em grande parte mitológica) única que todas as colônias poderiam seguir.

Tenha em mente, George Washington não foi votado no escritório - não houve primárias ou debates ou anúncios de campanha ou outros candidatos. Ele basicamente apenas se declarou presidente, e a maioria das pessoas estavam muito bem com isso, pois em todo lugar que se olhava era possível encontrar um lembrete de que o homem era um deus. Até hoje ele é adorado e glorificado em salas de aula, livros didáticos, músicas infantis e ainda em cada elemento da cultura pop, comercial e cinema americanos.

Todos tinham camiseta como a dele

É claro que seus aliados políticos foram rápidos para promovê-lo, e assim todo mundo queria vender algo com a cara de Washington. Pura progaganda.

[Adaptado de Cracked.com]

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso