6 de abril de 2008

Quando a pessoa deixa de ser povo

0 opiniões

Hoje um colega de trabalho me deixou um tanto quanto incomodada pela maneira como ele se referiu a mim. Estávamos falando sobre um assunto irrelevante e num momento eu citei um trecho da Bíblia para justificar o meu argumento. Ele se dirigiu a outra pessoa que ouvia a nossa conversa e disse: “olha até aonde o povo usa a palavra de Cristo”.

No momento como já dissera, senti-me incomodada, ele me chamou de povo. Ao meu pensar esse termo: povo é mais empregado como um adjetivo, que é usado para qualificar, ou talvez, desqualificar pessoas que não tenham uma visão crítica em vista aos acontecimentos atuais, ou às pessoas totalmente alienadas e conformadas com a atual situação.

Mas depois de algum tempo, pensando melhor, me perguntei: será que sou mesmo isso que ele disse?! Eu, uma universitária, que leio bons livros, revistas, que trabalho em uma escola e convivo com professores e muitas pessoas muito bem informadas. Eu sou esse tal de povo?

Sim, sou esse povo. Apesar de tudo isso que falei sobre mim antes, o que eu estou fazendo? Será que é só isso mesmo?

Quando a pessoa deixa de ser povo? Eu acredito que eu deixarei de ser povo quando deixar de pensar no individual e começar a pensar no povo. Quando eu fizer ou fazer com que alguém faça algo que mude essa situação que o povo está passando e achando normal, achando talvez, merecido.

Gostaria de publicar o que escrevi, para que talvez eu encontre alguém que se comova com minha causa e me ensine como não ser mais povo, e então, eu possa chegar aos meus caros colegas universitários, colegas de trabalho, aos professores, e ensinar a eles também como deixar de ser povo.


Por: Francilza dos Santos Souza
Sinop, 21 de agosto de 2006

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso