13 de fevereiro de 2010

Pôsteres de filmes Ficção Científica e Fantasia de 1925 a 2010

1 opiniões

Cartazes de Ficção Científica são muitas vezes o mais interessante, pois dão aos desenhistas grandes oportunidades de experimentarem com coisas que não costumam usar no dia-a-dia, tais como iluminação futurista e composições incomuns. Este post apresenta noventa e nove pôsteres no total, começando com O Mundo Perdido de 1925, até Tron Legacy que tem lançamento previsto para meados de Dezembro, no final deste ano.


The Lost World (1925)


 
Este folheto começa com uma mentira de um pôster do filme há 85 anos. No pôster de O Mundo Perdido utiliza uma composição maravilhosa fazendo uso de cores brilhantes, atraentes em contraste com negro, fundo azul escuro. A borda amarelo pálido em torno do título do filme faz este pôster se destacar entre os outros do seu tempo - como você verá abaixo, a maioria dos cartazes  dos outros a partir do início e meados de 1900, seguem este gênero utilizado bordas escuras em tudo.



Metropolis (1927)

 

Cat People (1942)

 

Creature From The Black Lagoon (1954)

 
O cartaz de O Monstro da Lagoa Negra é bem possível que já tenha visto antes, mas não há nenhum mal em vê-lo novamente - é um excelente cartaz. No entanto, é uma questão difícil de lidar com o cartaz, à primeira vista você pode achar que a criatura e a mulher estão acima da água, só depois você percebe que há bolhas e mergulhadores com lanças em segundo plano. Fez com que muitos que o olhasse por muito tempo que teriam mais outros cartazes como este. O que pode ser uma coisa boa para os produtores do filme, certo?

This Island Earth (1955)

 

 The Incredible Shrinking Man (1957)

 
Em O Incrível Homem que Encolheu foi utilizado técnicas que ainda vemos hoje, principalmente referindo-se à imagem 2-D com a tesoura sobrepostas fazendo parecer tridimensional.

The Time Machine (1960)


Fahrenheit 451 (1966)

 

Barbarella (1968)



Este é o primeiro cartaz na mostra que faz grande uso de espaços em branco, a técnica de fusão com simplicidade e um esquema de cores limitado. A idéia da borda de linha vermelha na parte inferior do cartaz é fazer com que diferentes áreas se destacam como elementos independentes, fazendo com que o cartaz torne-se mais fácil para os seus olhos digerir.

The Valley Of Gwangi (1969)

 

Journey To The Far Side Of The Sun (1969)



O uso do desenho em quadros e alinhamentos diferentes faz este cartaz o que é. Todo o design se encaixa muito bem no pôster, mas a tipografia quebrou algumas regras por não corresponder a largura das fotos – no geral cria um efeito legal que se ajusta ao todo e vemos nos projetos hoje em dia quase sempre.

THX II38 (1971)



THX 1138 é outro grande exemplo de desenho em quadros baseado neste gênero de cartazes de cinema. Ao contrário do anterior, este cartaz não quebra nenhuma regra estrita. Porém, ele cria uma aparência limpa e organizada nos deixando uma sensação agradável e, provavelmente querendo ver o filme.

Silent Running (1972)








Soylent Green (1973)






À Beira do Fim usa um efeito semelhante ao usado no pôster de O incrível homem que encolheu de 1957. O veículo de controle de motim (Riot  control - que parece um pouco perigoso!) é uma imagem que surge dos quatro lados o faz aparecer a imagem tridimensional, fazendo parecer (na época) algo coisa do futuro.

Close Encounters To The Third Kind (1977)





 
O cartaz de Contatos Imediatos de Terceiro Grau usa muitas técnicas que vemos ainda está sendo usado em designs modernos em cartazes de cinema, como O Dia em que a Terra Parou (2008) e Watchmen que você poderá ver mais abaixo neste post. O efeito de luz incandescente e estrelas turvas cria um clima sombrio e desconfiado, bem como chama a atenção para a perfeita combinação de tipografia em tons de cinza e amarelo.


Star Wars (1977)









Invasion Of The Bodysnatchers (1978)




Alien (1979)


Este cartaz original do filme Alien de 1979 usa a versão invertida de espaço em branco, fazendo um clima sombrio e escuro, com um design muito limitado e minimalista.
 

The Black Hole (1979)

 

Mad Max (1979)

 

The Road Warrior (1981)

 


E.T. The Extra-Terrestrial (1982)







Junto com este clássico do cinema vem um pôster clássico do filme - o esquema de cores bem limitado é trazido à vida utilizando fina uma borda branca. A silhueta da bicicleta BMX voando é claramente o elemento mais reconhecido e utilizado no cartaz, e é conhecida no mundo inteiro.

 

The Thing (1982)

 

Blade Runner (1982)

 

Krull (1983)

 

The Terminator (1984)

 

Ghostbusters (1984)

O cartaz original do filme Os caça-fantasmas usa uma técnica que não inclui o título do filme - estamos vendo essa técnica, utilizada muito mais regularmente nos últimos anos em filmes como Matrix, X-Men e Distrito 9. A técnica funciona da mesma forma como funciona logotipo ou imagem corporativa, o que nos permite reconhecer um filme apenas por ver a imagem que lhe foi associada.

 

Aliens (1986)

 


Innerspace (1987)

 

Masters Of The Universe (1987)

 

Predator (1987)

 

Ghostbusters II (1989)

 

The Abyss (1989)

 

Star Trek V: The Final Frontier (1989)

 

Hardware (1990)

 

Predator 2 (1990)

 

Terminator 2: Judgement Day (1991)



Alien 3 (1992)

 

Super Mario Brothers: The Movie (1993)

 

Bang (1995)



O esquema de cores muito limitado de preto e vermelho no pôster de "Bang" cria uma atmosfera de raiva para o espectador. Combinada com o mínimo, tipografia arrojada e os olhos estilo anime, o pôster deixa-nos sentir curioso, querendo saber mais.

 

Species (1995)

 

Mars Attacks! (1996)






Marte Ataca! usa a comédia e a cores vivas para atrair os espectadores para o seu pôster. A tipografia vermelho contra o fundo verde faz com que o título do filme fique em nossa mente devido a ser capaz de associar os elementos inusitados cartazes com o título.

Independence Day (1996)







Men In Black (1997)

 

Starship Troopers (1997)

 

Alien Resurrection (2000)

 

Species II (1998)

 

tar Wars: The Phantom Menace (1999)

 

The Matrix (1999)

 

X-Men (2000)






A renderização realista e efeitos de iluminação faz este pôster por de lado um monte de outros. Na época, os filmes dos X-Men usaram efeitos semelhantes em seus cartazes em toda a trilogia, e embora tenham mudado um pouco o estilo em seu filme mais recente, os quatro podem ser facilmente reconhecidos como parte da série X-Men.

Pitch Black (2000)

 

A.I. Artificial Intelligence (2001)

 

Monsters, Inc. (2001)

 
Bom, como Monstros S. A. é uma verdadeira obra da Disney da Pixar, os autores de seus trabalhos artísticos não fez nada além de promover o filme incrivelmente bem. O tom cômico de Mike e Sulley em fundo um neutro feito da forma certa para inspirar e ficar em nossas cabeças por um bom tempo.

Star Wars: Attack Of The Clones (2002)

 

Solaris (2002)

 

Men in Black II (2002)

 

Signs (2002)

 

X2 (2003)

Como mencionado anteriormente no post, a trilogia X-Men utiliza um metal grande e realista. Agora, é facilmente reconhecida e associada com a franquia X-Men.



Underworld (2003)

 

The Matrix Reloaded and The Matrix Revolutions (2003)

 

The Core (2003)

 

Terminator 3: Rise Of The Machines (2003)

 

The Chronicles Of Riddick (2004)

 

Species III (2004)

 

Alien vs Predator (2004)

AVP usa um processo verdadeiramente horrível e interessante em seu cartaz, é provavelmente o pôster mais horrível neste post. Cria um clima sombrio e assustador, deixando algumas pessoas fechar as mãos – é apenas o tipo de ambiente que você precisa para um filme de ficção científica.

 

I, Robot (2004)

 

The Matrix (2005)

 

Star Wars: Revenge Of The Sith (2005)

 

Serenity (2005)


Foto manipulação e montagens fazem este pôster ganhar vida através da combinação de várias imagens, processa e técnicas de iluminação em um ambiente para produzir uma verdadeira sci-fi.
  

War Of The Worlds (2005)


O remake de Guerra dos Mundos usa um magnífico efeito de três dimensões para fazer o seu cartaz vir à vida. Este estilo de tipografia está sendo usado com mais frequência nos últimos anos, não apenas em cartazes, como capas de revista e web designs.


Doom (2005)


Em Doom usam-se cores quentes e brilhantes, a mira e ângulos em primeira faz com que a pessoa se sinta parte do cartaz - depois de ver o cartaz “de esquerda” num clima tenso, a faz querer ver o filme.
 

The Hitchhikers Guide To The Galaxy (2005)

 

X-Men: The Last Stand (2006)

 

Transformers (2007)

 

Stardust (2007)

 

Alien vs Predator - Requiem (2007)

 

Sunshine (2007)

 

The Spiderwick Chronicles (2008)

 

Cloverfield (2008)

Cloverfield é agora bastante conhecido pela sua apresentação realista, dramática e intensa. Isso não é deixado de lado no cartaz, uma vez que também utiliza as mesmas técnicas de renderização realista.


Species: The Awakening (2007)

 

Wall-E (2008)

 

The Day The Earth Stood Still (2008)



Underworld: Rise Of The Lycans (2009)

 

Aliens In The Attic (2009)

 

Space Buddies (2009)

 

Watchmen (2009)

 

Knowing (2009)

 

Moon (2009)

 

X-Men Origins: Wolverine (2009)

 

District 9 (2009)

O uso de textura nos últimos anos tem sido enorme, e continua a aumentar. Permite aos designers adicionarem uma desgastada e suja sensação agradável ao seu trabalho. O pôster de Distrito 9 inclui imagens vetoriais e tipografia com texturas perfeitas.



Transformers 2 (2009)

 

Push (2009)

 

Terminator Salvation (2009)

 

Avatar (2009)

 

Tron Legacy (2010)




Fonte: VECTOR TUTS+





1 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso