17 de janeiro de 2011

10 jogos mais viciantes de todos os tempos

10 opiniões
Não é preciso ser viciado em videogame ou computador para não conseguir se desligar de um determinado jogo. Seja casual ou um pouco mais complexo, alguns games são capazes de viciar qualquer um. Divirta-se e jogue com moderação!
Por Renata Honorato
10. FarmVille 
Os games sociais estão na moda, e o FarmVille - o mais recente fenômeno do Facebook - não poderia ficar fora desta lista. Com mais de 80 milhões de usuários ativos, o jogo desenvolvido pela Zynga consiste em manter uma fazenda e fazer com que ela cresça. Para isso, o jogador precisa arar a terra, plantar, colher, cuidar de animais e até construir casas. Embora seja difícil acreditar que pessoas acordem durante a madrugada para “colher morangos”, é preciso reconhecer o sucesso do jogo.


9. Peggle 
Desenvolvido em 2007 por Sukhbir Sidhu e Brian Rothstein, ambos programadores da PopCap, o jogo foi lançado primeiramente para Windows e Mac. Em seguida, ganhou versões para a Xbox Live Arcade, Nintendo DS, celular, iPod e iPhone. Sua popularidade fez com que fosse incorporado como um minigame dentro do World of Warcraft. O objetivo é acertar tiros nas bolas de cor laranja - nada muito complicado.


8. Super Mario World 
Um clássico. Super Mario World é, sem dúvida, um dos jogos mais viciantes de todos os tempos. Por causa de sua fama, o game ganhou duas adaptações: uma para Game Boy Advance e outra para o Wii Virtual Console. Seu lançamento oficial ocorreu em novembro de 1990, no Japão, e em 1991, nos Estados Unidos. Com mais de 20 milhões de cópias vendidas, Super Mario World se tornou o jogo mais famoso do Super Nintendo.


7. Bejeweled 
O puzzle, desenvolvido pela PopCap em 2001, vendeu mais de 25 milhões de cópias e teve mais de 150 milhões de downloads. O game é simples: consiste em mover peças coloridas para montar trios da mesma cor. Tamanho sucesso fez com que o jogo ganhasse adaptações para celulares e videogames. Uma das principais influências de Bejeweled é o puzzle Shariki, desenvolvido pelo programador russo Eugene Alemzhinm, em 1988, para DOS.


6. PacMan 
Lançado para fliperama no início da década de 80, o PacMan não demorou muito para se tornar um ícone dos games - e evidentemente um dos títulos mais viciantes de todos os tempos. Inspirado em uma pizza, o jogo, desenvolvido por Toru Iwatani, da Namco, é atualmente tema de livros, estudos, teses etc. Apesar de todas as adaptações que o game ganhou desde que foi lançado, em 1981, sua versão mais famosa ainda é a desenvolvida para o videogame Atari.


5. Counter-Strike 
O shooter (jogo de tiro em primeira pessoa), a mais popular modificação de Half-Life lançada em 2000, foi o principal responsável pela popularização das lan houses no Brasil. Seu suporte on-line permite que vários jogadores disputem partidas simultaneamente. Tamanho sucesso fez com que o Counter-Strike se tornasse uma das primeiras categorias oficiais de campeonatos de e-sport no país e no mundo.

4. Paciência
 
Também conhecido como Solitaire, o jogo virtual de cartas de baralho ganhou popularidade graças ao sistema operacional Windows, da Microsoft. O game é uma adaptação do jogo real, muito apreciado no século XIX pelos franceses. Dizem por aí que até Napoleão Bonaparte foi adepto de Paciência durante o seu exílio na ilha de Santa Helena, território britânico.


3. World of Warcraft 
O MMORPG (game on-line massivo para milhares de jogadores) foi lançado pela Blizzard em 2004, como uma continuação de Warcraft. O jogo de fantasia é ambientado em um mundo fictício chamado Azeroth e, atualmente, tem uma base de 12 milhões de assinantes. Considerado um dos mais recentes fenômenos digitais, o título serviu como base para uma série de estudos acadêmicos e também influenciou especialistas a analisarem a economia que se desenvolve dentro do ambiente virtual.


2. Snake 
O “jogo da cobrinha”, que ganhou popularidade com os celulares Nokia, foi desenvolvido na década de 70. A primeira versão do game para computador, intitulada Worm, foi programada por P. Trefonas e documentada pela revista especializada CLOAD, em 1978. Em 1997, o Snake foi adaptado para uma plataforma móvel pelo engenheiro Taneli Armanto, da Nokia. A partir de então, o jogo passou a ser mais um item de fábrica, armazenado na memória de todos os celulares da empresa, o que contribuiu para o sucesso do título na década de 90.


1. Tetris 
Não é preciso ser um gênio para eleger Tetris o jogo mais viciante de todos os tempos. Criado pelo russo Alexey Pajitnov, no início da década de 80, o puzzle ganhou milhares de adaptações e, atualmente, pode ser encontrado em qualquer site de games on-line ou em versões para consoles, portáteis, celulares ou aplicativos para iPhone. E o melhor: segundo uma pesquisa da Mind Research Network, realizada em 2009, jogar Tetris estimula o cérebro. O estudo afirmou que o game é capaz de causar alterações físicas duradouras na mente, o que ajuda a retardar o declínio do raciocínio.


Fonte: Veja.com

10 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso