5 de junho de 2010

Os Perpétuos de Neil Gaiman

1 opiniões
Neil Gaiman, um dos maiores criadores de HQs ao escrever Sandman nos legou sete personagens bastante interessantes: Os Perpértuos (Endless no original) que segundo a mitologia  da revista são mais poderosos que os deuses. Eles, que também são chamado de Os Sem Fim, são entidades antigas que dominam a essência humana ou descritos como "idéias envoltas em algo semelhante à carne". Eles são irmãos que manifestam fisicamente conceitos metafísicos como Sonho, Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.

Gaiman ganhou o prêmio Bram Stoker de Melhor Narrativa Ilustrada com Noites Sem Fim, revista de 7 capítulos, cada um dedicado a um Perpétuo. Sandman, aclamado pela crítica e por alguns grandes escritores, como Clive Baker e Stephen King rendeu a Neil Gaiman os prêmios Eisner de Melhor Escritor por quatro anos seguidos de 1991 a 1994. A revista ganhou também os prêmios de Melhor Série em 1991, 1992 e 1993, além o de Melhor Reimpressão de Graphic Novel em 1991 e Melhor Graphic Novel de 1993. Neil Gaiman também levou o prêmio Harvey de Melhor Escritor em 1990 e 1991, e Sandman ficou com o prêmio de Melhor Série de 1992.

Os Perpértuos existem desde o início dos tempos e acredita-se estarem entre os mais poderosos seres do Universo. Gastam seu tempo cumprindo suas funções como personificações das forças naturais. Por exemplo, a Morte leva as almas dos mortos embora do reino dos vivos, enquanto Sonho supervisiona o reino dos sonhos, chamado de Sonhar e regulamenta a imaginação, os sonhos e a inspiração das pessoas.
Um mortal percebe os Sem-Fim de acordo com sua própria formação cultural, ou espécie. Porém, cada um dos Perpétuos, exceto Desejo, apresenta-se sempre no mesmo aspecto sexual: Morte como uma fêmea e Sonho como macho, por exemplo.

Eles não são conhecidos por terem nomes próprios, embora Sonho tem o hábito de coletar nomes diferentes para si. Em ordem de nascimento são:

Destino
Um homem cego, vestindo uma túnica cinza ou marrom. O mais velho dos Perpétuos, leva acorrentado ao pulso, um livro onde está anotado tudo que já aconteceu, acontece e ainda vai acontecer neste universo, a soma total da existência. Destino não projeta sombra nem deixa marcas de pegadas. Em seu reino particular - a morada de cada perpétuo é apenas um aspecto dele mesmo (refletindo seu humor, por exemplo) - Destino costuma passear por um jardim, onde, sempre no ponto em que ele se encontra, podem ser vistas várias trilhas por onde ele poderá seguir, mas sempre apenas uma por onde ele veio. Seu símbolo é seu livro.

Morte
Gaiman e Dringenberg nos trouxeram uma Morte com um visual meio punk e uma atitude radicalmente diferente de tudo aquilo que poderíamos esperar uma personagem com este nome, sempre carrega no pescoço um ankh, seu símbolo (que representa a vida). Morte é, sem dúvida, um dos personagens mais cheios de  vida  de todo o universo DC-Vertigo. A cada cem anos, Morte passa um dia entre os vivos, a fim de experimentar melhor os sentimentos daqueles que ela constantemente leva a seu reino, inclusive o próprio sentimento da mortalidade. Em um dos olhos vemos o Olho de Hórus ou 'Udyat' que é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa Poder e Morte.
Morte acompanha a cada mortal duas vezes na vida: no nascimento, ela fala nos fala, mas não lembramos o que ela diz, não se sabe o porquê, e na morte, ela nos guia ao descanso eterno.

Sonho
É o principal dos perpétuos, de todos, exceto Destino (quem sabe?), ele é o mais consciente e meticuloso na execução de suas responsabilidades. Adora acumular nomes para si, dentre os muitos nomes podemos citar: Sandman, Morpheus, Oneiros, Moldador, Kai'Ckul e vários outros em línguas já esquecidas.
É um ser frio e de poucas palavras, que se prende a regras e obrigações. Ele tem um longo histórico de insensibilidade no trato com os outros, e ao longo de The Sandman deve enfrentar as conseqüências e os objetos de suas crueldades passadas. Seu símbolo é um elmo dos sonhos. Foi sucedido por Daniel que costuma ser mais gentil do que Morpheus.

Destruição
Seu símbolo é a espada. Porém, sua característica mais marcante é seu afeto e compaixão por todos, e como este mesmo afeto era retribuído para ele. Refere-se a si mesmo como "a ovelha negra da família", segundo ele, os Perpétuos não têm o direito de interferir com as vidas das pessoas. Destruição sabia que era sempre um agente de algo novo, que destruir apenas indicava a formação de uma nova possibilidade. Sempre buscando por sabedoria, nunca se deixando levar pela arrogância. Há dúvidas se ele ainda é Destruição desde que abandonou seu reino, e ele é mais comumente chamado de "O Pródigo" ou "Irmão".

Desejo
Perpétuo(a) sem gênero definido, Desejo é magro(a), belo(a), pálido(a) e andrógino(a). um ser de paixão, frivolidade e esquecimento. Só há uma coisa pra se ver no reino crepuscular de Desejo. É o que se chama Limiar, a fortaleza do Desejo. Desejo sempre morou no limite. Desejo sorri em breves lampejos, da mesma forma que o brilho do Sol reluz no gume de uma faca. E há muito, muito mais do gume de uma faca na essência de Desejo.

Desespero
Irmã gêmea de Desejo, é rainha de seu próprio domínio sombrio. Diz-se que, dispersas pelo reino de Desespero, há uma infinidade de pequenas janelas penduradas no vazio. Seus olhos são da cor do céu, naqueles dias cinzas e úmidos que desbotam o significado do mundo.
Desespero é meticulosa no que faz, e parece executar bem suas funções. Mas ao contrário de Sonho, ela parece bem mais humana e capaz de apego aos outros, sobretudo sua família. Tem o hábito de rasgar a própria pele com um anel de gancho que usa. Este anel também é seu símbolo.

Delírio
Delírio é a mais jovem dos Perpétuos.A senhora do Reino Cintilante, Rainha dos Loucos, dos Bêbados e dos Apaixonados. Há muito  que se dizer desta, que um dia já se chamou Deleite, e que no futuro ainda será algo novo. É a mais mutável dentre os Sem Fim por causa das flutuações aleatórias de seu temperamento. Seu reino é próximo, e pode ser facilmente visitado. As mentes humanas, porém, não foram feitas para compreender seu domínio, e os poucos que viajaram até ele conseguiram relatar apenas fragmentos perdidos. Seu símbolo é uma bolha abstrata, colorida e sem formato definido.


Em inglês original, os nomes dos Perpétuos começam com D (Destiny, Death, Dream, Destruction, Desire, Despair, Delirium/Delight).

A Morte, no pescoço um ankh

Desejo no Reino Limiar



Fontes:



Wikipédia


HQ Maniacs


Ambrosia


Fortune City


Sonhar.net

1 opiniões:

  • sábado, 24 novembro, 2012
    Yara :

    Gostei bastante do post, mas falar que Sonho pode ser tão meticuloso quanto Destino na execução das tarefas e deixar de lado Morte não me parece nem um pouco certo. ""Quando a primeira coisa viva existiu eu estava lá, esperando.
    Quando a última coisa viva morrer, meu trabalho estará terminado.
    Vou por as cadeiras em cima das mesas, apagar as luzes e fechar as portas do universo quando eu partir."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso