28 de setembro de 2010

4 datas específicas em filmes de ficção científica que não saíram como previsto

10 opiniões
Muitas vezes em filmes de ficção científica vemos algo interessante que é o retrato de um futuro com as sociedades que se formaram, as leis que foram aprovadas, ou ainda as guerras que foram travadas. São eventos que podem mudar o curso da história de forma dramática. O gênero de ficção científica existe em torno de 100 anos e agora em 2010, já vivemos por muitas das vezes certos pontos que foram considerados um futuro distante. Embora seja injusto criticar um filme de ficção científica pelas previsões incorretas - especialmente porque a maioria dos filmes do gênero são metáforas de algo maior do que a própria história. Mas é divertido ver que as previsões no que diz respeito a datas específicas, é um tanto quanto impossível, ou não de acontecer. Vamos dar uma olhada em quatro datas específicas em filmes de ficção científica que não saíram como mostrado.
Ah! De Volta Para o Futuro Parte II é só em 2015, então ainda há tempo de podemos esperar pelos hoverboards.
Por Antonio César
 29 de agosto de 1997
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final 
Quem é fã dos filmes Terminator,  certamente se lembra de Sarah Connor gritar para quem quisesse ouvir que em 29 de agosto de 1997 seria o Dia do Julgamento, ou o dia em que a Skynet lançaria um ataque nuclear, a fim de exterminar toda a humanidade. Felizmente, esta previsão não aconteceu, porém depois nos demais filmes Exterminador do Futuro, bem como a série As Crônicas de Sarah  Connor foi mostrado que o "Dia do Julgamento" não pode ser parado - apenas adiado. Então aqueles que torcem para os robôs, mantenham as esperanças.


25 de setembro de 2010
O Demolidor 
De acordo com o filme, que se passa 2032, o último assassinato cometido na cidade de Los Angeles, ocorreu em 25 de setembro de 2010. O LAPD é poderoso e eficiente e, graças ao congelamento de perigosos criminosos, literalmente, é capaz de "limpar as ruas de San Angeles". Isto é, claro, até Simon Phoenix ser descongelado e escapar da custódia. Eu não verifiquei os recentes boletins de ocorrência de Los Angeles, mas aposto seguramente que, infelizmente, assassinatos continuam.


12 de janeiro de 1997
2001: Uma Odisséia no Espaço 
Há muito na obra-prima de Stanley Kubrick, onde uma inteligência artificial tem o poder de rivalizar com o cérebro humano é mostrado que em 12 de janeiro de 1997, HAL 9000, "nascera" em Urbana, Illinois. Nesta data é capaz de não apenas realizar mais eficientemente as mesmas funções que um ser humano pode realizar, como também de experimentar emoções reais e a perspicácia. HAL 9000, pode ainda argumentar e é tão vivo como você ou eu.

Em algum ponto de 2009
Filhos da Esperança 
Eu queria desesperadamente encontrar a data específica do nascimento do bebê, que em telejornal no próprio filme mostra o ano de 2009. Aos 18 anos, o bebê Diego foi a pessoa mais jovem do mundo em 2027. Obviamente, muitos bebês nasceram depois de 2009, de modo que o futuro apocalíptico, como mostrado no filme de Cuarón não vai acontecer. Pelo menos não em breve.

10 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso