1 de dezembro de 2009

Licenciado, Bacharel ou mais um de Nível Superior?

0 opiniões
Ah... Educação. Lastimável Educação, uma Fábrica que deveria ser privatizada. Proveniente de ferramentas operadas por Operários (docentes), sem o menor interesse em produção de qualidade, e um Coletivo (estudantes) onde cada qual pensa apenas em si. Devo dizer que temos Majestosos Operadores e um outro no Coletivo que saíram da Fábrica com "defeito", visto que um professor de qualidade nesse caso é um "defeito".
Como pode em um curso superior que "visa" a formação de "dignos" professores, onde temos Operários providos grande de capacidade intelectual, mas sem um mínimo de empenho em executar os operações que seguem uma ementa que ainda por cima é falha o que será então de um Operador que não está
"nem aí para a bagaça". E como se tudo isso não bastasse há também o Coletivo que está confortavelmente acomodado na situação dos 5,4% da população de estudantes (gráfico ao lado) que são a "nata" da sociedade detentores, ou logo serão, de um "canudo" do qual vai ajudá-los galgar uns Reais a mais na sua folha de pagamento, não que isso seja errado de forma alguma, no entanto o que me engasga é que se estamos em uma Linha de Produção para professores como produto final que logo estarão nas escolas dos Consumidores (cidadãos). Só que o Coletivo, pelo menos me parece, esquece que também é um Consumidor desse produto de inevitável consumo. Agora o que se passa com o Coletivo para dar cada vez mais abertura para o lançamento de produtos extremamente defeituosos nas escolas dos Consumidores? Situações como "eu tô aqui só por causa do canudo" ou "talvez exerça a profissão" é muito comum em cursos que visam uma coisa diferente da ideia de esse individuo. Até aí tudo bem se ele não quer seguir a profissão que é de acordo com o proposto pelo curso, mas não venha contribuir para a "reparável" falha que persiste na Linha de Produção. Estamos jogando todo o FNDE pelo ralo.
Imagino que se estamos em um curso para formação de professores temos que tirar todo o proveito e exigir por melhores condições para uma formação de qualidade. Veja só o que temos, um Coletivo que não deixa de ser Consumidor e Operadores que deixam os ventos levarem, claro que não quero generalizar, mas como explicar se não temos melhorias na Linha de Produção, então fica bem próximo do geral, não é?
Quem tem o poder de começar a fazer a diferença é o Coletivo e ainda mais o Consumidor ligando para o SAC dessa Fábrica mesquinha e exigir a reposição do produto defeituoso.


"Nos querem todos iguais. Assim é mais bem fácil nos controlar."

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso