16 de maio de 2010

Lost chega ao FIM

9 opiniões
A série começou a ser desenvolvida em janeiro de 2004, quando Lloyd Braun, presidente da ABC, na época, pediu um roteiro inicial cruzando o romance O Senhor das Moscas, o filme Náufrago, com o popular reality show Survivor. A maioria dos episódios têm uma estrutura distinta: uma recapitulação dos eventos relevantes para a narrativa programada.
Depois de assistir LOST entendemos porque tem gente que larga tudo para acompanhar a novela, mas LOST vai muito além da TV e das mídias alternativas que envolve. É um discurso sobre Filosofia, espiritualidade, Física, Alquimia, Matemática, Literatura, enfim, não há como assistir à LOST e esperar que tudo seja explicado. Muito mais que um simples programa de entretenimento, é preciso ter muito conhecimento prévio. A intertextualidade proposta pela série é complexa. Desde os nomes dos personagens indicando seus padrões (como Rousseau – autor de O bom selvagem) e ainda mundos paralelos. LOST é inteligente.
Em LOST a gente leva - muitas vezes - para o lado pessoal na hora de defender certos personagens que a gente mais gosta. Inúmeras são discussões entre amigos e fãs sobre os mistérios da Ilha e a psiquê de seus personagens. Essas discussões entre os fãs da série enriquece ainda mais seus mistérios, ela não é uma série só de mistérios, nem só de ficção científica, muito menos só de metafísica. Muitos mistérios já foram resolvidos nas entrelinhas, quem espera tudo mastigado no final ficará muito decepcionado (uma série que faz o público raciocinar, nem sempre agrada a todos). Já os fãs terão muito o que discutir após o fim, isso torna LOST uma das melhores série de todos os tempos ao lado de outras como Arquivo X, Dr. House, Star Trek, Família Soprano, Seinfeld, Dexter, entre outras.
Muita gente acha LOST uma besteira, mas tenho certeza que elas nunca sequer viram o primeiro episódio da série. E não adianta ver um episodio qualquer da terceira temporada e sair por aí dizendo que sabe como funciona. NÃO! LOST não funciona assim. Você tem de acompanhar desde o primeiro episódio, porque se não você vai entender nada.
A gente começa descrente, até com uma certa repugnância a série, mas depois de acompanhar, é impossível parar. tenho certeza que se você terminar a primeira temporada, você segue até o final no sexto ano. Durante cada temporada somos lançados contra diversas questões e a dualidade sempre fica explícita em cada uma delas: crença, descrença, fé, ciência, bem e ma, sempre são evocadas em personagens muito bem construídos.
É difícil ver personagens tão complexos quanto em LOST e ainda segurá-los por seis anos. E ainda aproveitamos cada segundo dos últimos episódios.
Nesta sexta e última temporada, segue duas linhas do tempo, resultado da detonação de uma bomba de hidrogênio no final da temporada anterior. Na primeira realidade, também conhecida como "flash sideways", o voo 815 nunca falhou e os personagens seguem suas vidas "normalmente". Na outra realidade, o enigmático Jacob é assassinado, cuja morte foi orquestrada pelo misterioso homem de preto, o Lostzilla, monstro de fumaça.
O episódio 119, What They Died For, será exibido no dia 18 de maio e os episódios 120/121 The End no dia 23 de maio com duas horas e meia de duração. E Após o final, um especial de pós-final intitulado Jimmy Kimmel Live: Aloha to Lost, que apresentará três finais alternativos. É uma maneira de tentar agradar a todos, mas como já foi dito, independentemente do final LOST já entrou para a história da TV e da Internet.

O site da AXN Brasil desafia os fãs com o jogo DESAFIO FINAL LOST. O jogo consiste em 5 fases, associadas à cada uma das temporadas de LOST. Durante cada fase, você será desafiado a descobrir enigmas relacionados a vários temas e assuntos citados na série.

9 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso