17 de março de 2011

Debate: a pirataria pode ser justificada?

0 opiniões
Esta é uma questão particularmente espinhosa, e para suscitar debate entre nossos leitores é interessante ser abordada. A pirataria é vista como um flagelo do mundo do entretenimento, dizem que é como um assassinato serial de direitos de autorai, outros que é a graça salvadora da indústria, abrindo portas fora de modelos tradicionais de distribuição, tornando os conteúdos mais acessíveis a todos e fazendo os maiores repensar a sua distribuição e preços.

Então, se faz a pergunta: é justificável? Vejamos alguns argumentos, pois existe diferença entre músicas, jogos, filmes e programas de TV, cada um acessíveis de maneiras diferentes, legal e ilegalmente.

1. O jogo é o mais simples. A pirataria de jogos para PC ou consoles de video-game é geralmente fraca. Pois os jogos são muito fáceis de conseguir agora através de portais como o Steam ou Gamestop. Os Consoles se esforçam para que você "rode" ilegalmente seus sistemas, e o risco de jogar além do Xbox Live ou PSN é enorme. Alguns se manifestação contra as políticas restritivas como uma forma de combater a pirataria, mas as empresas têm o direito de tentar proteger os seus produtos, mesmo se eles falham miseravelmente e muitas vezes afastam seus clientes pagantes. Eles, na verdade, precisam mudar suas táticas, mas não se pode concordar que a pirataria aqui é justificada.

2. A música é a indústria onde tudo começou, e toda a indústria mudou por causa da revolução do Napster. O fechamento de Limewire tem sido um sucesso contra os piratas, mas há muitas, muitas outras formas de encontrar música online livre. Um deles é dos mais confiáveis, qual? O YouTube. Quase todas as músicas que se deseja ouvir está disponível no site, nele, não se pode baixar a música, em vez disso, apenas reproduzi-las através do YouTube, será? Ambos os métodos são livres, ambos têm que ouvir a mesma música, você só acessa um pouco diferente. Acredita-se que você deva comprar discos de bandas que gosta em lugares como o iTunes, pelo menos, apoiá-los para fazer mais músicas, mas naquele momento, a música torna-se mais de uma instituição de caridade que um negócio. Veremos apenas uma mudança de rótulos, muitas bandas cada vez mais oferecem sua música de graça ou mais barata, é um sistema de rótulo inteiramente.

3. A pirataria de filmes não pode se justificar nos dias de hoje. É simplesmente muito fácil de encontrar filmes em tantos sites na Internet, e nunca mais que alguns reais. Sim, é fácil encontrar qualquer filme que você queira online e transferi-lo e ver através de seu Xbox por exemplo, talvez não seja moralmente correto neste caso. No entanto, os filmes que você já possui, se você deseja criar uma cópia digital, tudo bem, se você já pagou uma vez não está roubando outra cópia, basta duplicar o que você comprou para uso pessoal.

4. A televisão é um pouco mais complicada. Embora provavelmente não é direito baixar 10 temporadas de Smallville, que normalmente custam entre R$ 40,00 a R$ 60,00 a temporada. Mas pode não ser errado fazer o download do último episódio de Lost que você perdeu, porque você se esqueceu ou não pode ver. Na verdade, qualquer programa da TV por assinatura. Baixar esses programas é o mesmo que revê-los depois por estar impedido de vê-los no momento que passou. Em ambos os casos, pode ser justificável para baixar a última temporada inteira de 24 Horas, porque teoricamente você poderia ter visto ela na sua TV paga e até mesmo aberta.

É como um debate se é ou não direito de matar alguém na guerra ou auto-defesa, mas essa é a ideia. O mundo do entretenimento está mudando, e a linha entre o legal e o ilegal são, por vezes bastante borrada, pelo menos do ponto de vista moral. Vamos deixar com vocês para dissecar o que foi apresentado aqui.

Baseado no texto de Paul Tassi

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso