22 de agosto de 2011

Efeitos especiais marcantes do Cinema

0 opiniões
Existem vários elementos que fazem um filme ser bom, entrar para o hall do tempo. Uma dessas maneiras de tonar um filme memorável é o que chamamos de efeitos especiais ou efeitos digitais, depende da cena, do diretor, da época ou orçamento. "Há filmes que marcaram a história do cinema por sua capacidade de recriar ou inventar usando a tecnologia". O Yahoo! Entretenimento listou 10 películas que estão gravadas em nossa memória, dentre muitos aspectos, o fato de terem excelentes efeitos. Veja abaixo sem nenhuma ordem específica:

Maior bilheteria da história do cinema, Avatar (2009) trouxe à moda novamente os filmes 3D. Os efeitos especiais que criam o universo dos Na'vi, criaturas azuis humanoides, impressionam pela riqueza de detalhes.


Só mesmo efeitos especiais muito eficientes para dar vida ao roteiro 'cabeça' de A Origem, filme do ano passado escrito, dirigido e produzido pelo britânico Christopher Nolan. Na história, Leonardo DiCaprio é um ladrão que rouba informações sigilosas dos sonhos das pessoas.


Maquiagem é o principal trunfo de O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), filme de David Fincher no qual Brad Pitt nasce velho e vai ficando mais jovem com o passar dos anos.


Terceira refilmagem da história, o King Kong (2005) de Peter Jackson foi o mais completo dos três em termos de efeitos especiais. Também pudera, já que o primeiro foi feito em 1933 e utilizava técnicas de stop motion para mostrar o gorila gigante no topo do Empire State, então o prédio mais alto de Nova York. Já no filme de 1976, o monstro escala o finado World Trade Center.

As cenas de ação de Homem-Aranha 2 (2004), de Sam Raimi, são de tirar o fôlego. À época de seu lançamento, o primeiro teaser trailer da produção deixou o público afoito por assistir ao longa.


A trilogia O Senhor dos Anéis impressionou por sua fiel adaptação para as telas da Terra Média, descrita nos livros de J.R.R. Tolkien. Os efeitos especiais que tornaram possível que atores de carne e osso contracenassem com outros virtuais, como Gollum, entraram para a história do cinema.

Matrix revolucionou o cinema de ação em 1999. Cenas como a que Neo (Keanu Reeves) desvia de balas viraram referência para o gênero, além de ganhar inúmeras paródias.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final foi uma das sequências mais bem-sucedidas da história do cinema. O longa estrelado por Arnold Schwarzenegger impressionou com os efeitos especiais usados no vilão vivido por Robert Patrick, um androide feito de metal líquido.

O Parque dos Dinossauros é um dos maiores sucessos da carreira de Steven Spielberg. Os efeitos especiais usados para recriar dinossauros extintos há 65 milhões de anos eram o que havia de mais moderno na época de seu lançamento, em 1992.

Lançado em 1977, Guerra nas Estrelas revolucionou o cinema em termos de efeitos especiais na época, com suas perseguições intergalácticas no espaço. Ao retomar a franquia em 1999, com A Ameaça Fantasma, George Lucas mostrou que continuava um mago dos efeitos especiais.



0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso