21 de agosto de 2011

Yahoo! e Facebook lançam desafio a internautas para testar teoria dos ‘seis graus de separação’

0 opiniões
Yahoo! e Facebook uniram forças para testar se a teoria “seis graus de separação” é realmente válida. Criada na década de 60, ela afirma que as pessoas estão conectadas umas às outras por apenas seis elos. Através do aplicativo “Small World Experiment”, os pesquisadores do Yahoo! Research lançaram um desafio aos usuários da rede social mais famosa do mundo: entregar uma mensagem a um desconhecido (de qualquer lugar do mundo) por meio outros amigos.

“O usuário perceberá como está conectado a pessoas que jamais poderia encontrar normalmente”, dizem os estudiosos.

Como funciona o ‘Small World Experiment’
Para participar, basta acessar a página do “Small World Experience” e seguir o passo-a-passo do teste. Depois de aceitar o voluntariado, o internauta receberá dados de um desconhecido, como nome, sexo, país onde mora, idade e colégio onde estudou. Para entregar a mensagem ao “alvo”, é preciso escolher um único amigo do Facebook, que deverá continuar a cadeia de tentativas.

Usuário escolhe um amigo para tentar enviar a mensagem ao "alvo desconhecido

A teoria dos 'seis graus de separação'
Em 1967, o sociólogo Stanley Milgram enviou quase 300 cartas a desconhecidos escolhidos aleatoriamente em Omaha, Nebraska (EUA). O texto instruía os destinatários a fazer com que o conteúdo chegasse a um mesmo indivíduo “alvo”, um corretor de ações de Boston.

O sociólogo de Harvard deu algumas informações sobre o sujeito, como nome, endereço e ocupação. Os dados seriam usados para que as pessoas pudessem achar alguém mais próximo do alvo do que eles.

Das 300 cartas, 60 chegaram ao destino final. E um dado intrigou Milgram: o número médio de contatos foi de seis, resultado que derivou a expressão “seis graus de separação”. Como a maioria das cadeias no experimento de Milgram nunca chegou ao destino, outros estudiosos sugeriram que a sentença não é verdadeira.

Yahoo! e Facebook querem, a partir do gráfico social dos mais de 750 milhões de usuários da rede, testar a hipótese com rigor. Alguém se habilita?

[Vi no Yahoo!]

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso