18 de agosto de 2011

Um ano, um filme, uma música, um artista - 1968

0 opiniões
UM ANO
1968 
 
Surgem os hippies, os negros se impõem, as mulheres queimam os sutiãs. Visto como o ano da revolução estética, política e cultural, pois mudou o rumo do século XX. Este ano foi agitadíssimo com movimentos sociais no mundo todo, a intensificação da Guerra Fria e golpes mundo afora, em 7 de março começa a primeira batalha em Saigon da Guerra do Vietnã e ainda o assassinato de Martin Luther King em abril, líder da causa dos direitos civis nos Estados Unidos, morto com um tiro de rifle em Memphis. No Brasil, AI-5 - Ato Institucional Número 5,  sendo o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro, deu poderes a Ditatura Militar.

UM FILME
2001: Uma Odisseia no Espaço

Uma das obras mais complexas do Cinema, dirigido e produzido por Stanley Kubrick, co-escrito pelo próprio e Arthur C. Clarke tornou-se referência em cinema de ficção científica estando até hoje entre os melhores não apenas do gênero como do Cinema em geral figurando em todas as listas notáveis. Feito para ser difícil de se entender conta a evolução não do ser humano, mas da ferramenta usada por este, a qual muito inferior acaba por se tornar mais avançada que os astronautas de uma nave espacial. Com uma história cheia de existencialismo e surrealismo é tão verossímel que mesmo o computador central da nave Discovery é mais humano que qualquer outro personagem da obra.

UMA MÚSICA
Hey Jude

Lançada em 26 de agosto daquele ano, esta é uma das músicas mais conhecidas dos Beatles, tornando seu single mais vendido. Escrita em junho por Paul McCartney quando foi visitar sua amiga, Cynthia Lennon, ex-mulher de Jhon e seu filho Julian, para dar seu apoio a mãe e filho. Esta foi também a canção mais ouvida no mundo em 1968, o que rendeu à banda o Disco de Platina.

UM ARTISTA
Stanley Kubrick

Responsável por uma carreira notável e bem-estruturada e dono de clássicos definitivos do Cinema como Spartacus, Lolita, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica, O Iluminado e Nascido Para Matar, Kubrick é um diretor obrigatório para qualquer amante da 7ª Arte. Perfeccionista, recluso, foi diagnosticado como portador de autismo de alto desempenho. Considerado e com merecimento um gênio, ele é definitivamente um dos melhores cineasta de todos os tempos.

Por: Antonio César

0 opiniões:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso